
A apuração do Grupo Especial das escolas de samba do Carnaval de São Paulo começa às 16h desta terça-feira (4/3), no Sambódromo do Anhembi, na zona norte. O resultado da campeã deve ser conhecido por volta das 18h.
A leitura das notas das escolas em cada um dos nove quesitos avaliados será feito segundo a ordem estabelecida pelo sorteio de segunda-feira (3/3). Conforme noticiado pelo Metrópoles, este ano o critério de desempate será a “Evolução”.
Leia também
Mais uma vez, o sambódromo terá portões fechados para as torcidas. Somente integrantes das diretorias das escolas poderão acompanhar a apuração no Anhembi.
Como funciona a pontuação
As escolas de samba começam o desfile com nota 10 em todas as categorias, e vão perdendo décimos conforme realizam infrações. Para cada uma das nove categorias, há quatro jurados do Grupo Especial avaliando a retirada de décimos, que precisam ser justificadas com base no manual da Liga SP.
Além da Evolução, as escolas serão avaliadas – segundo a ordem de leitura das notas – nos quesitos Enredo, Bateria, Samba-Enredo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Harmonia, Alegoria e Fantasia.
Sobre o critério de desempate, como explica o regulamento da Liga SP, “evolução é o deslocamento progressivo e ritmado da escola de samba com entrosamento entre a dança e o ritmo da bateria em um conjunto harmônico, onde os componentes se manifestam com empolgação, desenvoltura e expressões corporais diversas, mas sem perder a característica própria de um desfile de escola de samba”
O regulamento cita alguns exemplos de perda de ponto em Evolução. A penalização ocorre se houver expressão corporal incompatível com o ritmo da bateria, variação significativa de velocidade no deslocamento, invasão de componentes de uma ala em outra, “buracos” entre ou dentro das alas, além de integrantes de chão tocando ou sendo tocados por um carro alegórico.
A perda de décimos é proporcional à quantidade de infrações. Por exemplo, se houver apenas uma variação de velocidade, a escola perde 0,1 ponto, duas, 0,2, e três ou mais, 0,3. Na expressão corporal, se 5 a 10 componentes estiverem fora do padrão, é descontado 0,1 ponto, aumentando a perda conforme a quantidade de integrantes.