Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Vacina da gripe entra no calendário nacional para crianças e gestantes

Medida foi anunciada na tarde desta sexta; além de crianças e gestantes, idosos também estão contemplados


			
				Vacina da gripe entra no calendário nacional para crianças e gestantes
Imunizante contra a gripe passará a integrar o Calendário Nacional de Vacinação. Vinícius Schmidt/Metrópoles

O imunizante contra a gripe passará a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes e pessoas a partir de 60 anos. A medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde na tarde desta sexta-feira (28/2).

Segundo a pasta, a inclusão da vacina no calendário permanente reforça a estratégia de imunização e acompanha outras mudanças previstas para 2025. Entre elas estão a ampliação do período de aplicação da vacina contra o rotavírus e a substituição das doses de reforço da vacina oral contra a poliomielite por uma dose inativada.

Leia também

A vacinação contra a influenza estará disponível em todas as salas de vacina a partir da segunda quinzena de março e será ofertada ao longo de todo o ano, não apenas durante campanhas sazonais. Outros grupos continuarão a receber o imunizante, mas dentro de estratégias específicas, como profissionais de saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, entre outros.

No combate à poliomielite, o esquema vacinal e o reforço passam a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável. Já a vacina contra o rotavírus teve o período de aplicação ampliado. Agora, a primeira dose, indicada aos 2 meses, poderá ser administrada até os 11 meses e 29 dias. A segunda, recomendada aos 4 meses, poderá ser aplicada até os 23 meses e 29 dias.

Mudanças

A medida é anunciada em meio à troca de comando no ministério. Nísia Trindade, titular na pasta, deixou o posto. Ela criticou, na última quarta-feira (26/2), o que chamou de “processo de fritura”, que, segundo ela, teria sido feito pela imprensa, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não a havia comunicado sobre a mudança de comando na pasta. “Inconcebível”, disse.

O petista informou, na noite de terça-feira (25/2), a substituição de Nísia por Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais. O processo de transição do cargo foi iniciado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X