Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Uso errado de inseticida deixa Aedes aegypti mais forte, diz pesquisador

Grávidas precisam ter cuidados a mais por conta de microcefalia. Novo parâmetro passa apontar microcefalia com cabeça medindo 32 cm

Em tempo de surtos de dengue e zika vírus os cuidados para combater essas doenças são necessários e indispensáveis. Ambos são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Para se prevenir, o pesquisador Antônio Pancrácio, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), disse que é preciso usar inseticida, porém, caso não seja utilizado corretamente, ao invés de morrer, o mosquito fica ainda mais forte.

"Eu recomendo mesmo matar com raquete elétrica mesmo, porque o inseticida pode trazer consequências para, por exemplo, uma criança alérgica. Então não é um produto para se recomendar ao uso indiscriminadamente dentro de casa", explicou o pesquisador.

Leia também

Pancrácio ainda informou que "ocorre que em uma população natural existe uma minoria de mosquitos que são naturalmente resistentes, eles tem o gene pra resistência ao inseticida. Eles não existem em maior número porque existe um custo metabólico pra eles manterem essa resistência. Uma vez aplicado o inseticida, a maioria da população morre, porque não tem esse gene da resistência, ficando apenas aqueles insetos já naturalmente resistentes".

O pesquisador conclui dizendo que o "uso indiscriminado vai aumentar a pressão de seleção do inseticida e isso acelera o desenvolvimento, a resistência. Então daqui a pouco nenhum inseticida vai trazer efeito para o inseto".

Cuidados na gravidez

Bruna Sandim, de 19 anos, está grávida do primeiro filho e, com o surto de zika vírus, os exames de ultrassom são feitos com uma preocupação a mais. "Dá um pânico, mas agora estou fazendo os exames certinhos, tomara que dê tudo certo", contou a jovem.

A partir do segundo trimestre os médicos já conseguem observar algum tipo de alteração que indique uma suspeita de microcefalia. "Nós fazemos a avaliação do crânio fetal, fazemos as medidas dos diâmetros, em especial na suspeita de microcefalia, o diâmetro da testa do bebê até a região posterior", explicou a ginecologista obstetra, Maithê Vendas Galhardo.

Os exames de Bruna não apresentaram alterações. "Aliviada, agora é só tomar cuidado. Passar repelente e torcer para tudo dar certo', disse a gestante.

Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Saúde investiga 21 casos suspeitos. Na manhã desta segunda-feira (7) a Organização Mundial de Saúde reconheceu pela primeira vez a ligação do vírus com os casos de microcefalia.

Segundo a infectologista Márcia Dal Fabro, "o zika, a principal transmissão dele é pela picada do vetor, do mosquito. O que tem agora sendo publicado a transmissão maternal, da mãe para o filho durante a gestação, que tem causado a microcefalia. Mas não [é 100% a transmissão, não são em todos os casos. O maior tipo de transmissão é a picada".

A principal orientação é cuidar do quintal, evitar água acumulada. As grávidas devem se proteger do mosquito usando mosquiteiros e telas na janela, usar repelentes apropriados, roupas que cubram os braços e as pernas, fazer acompanhamento médico, consultas do pré natal e não tomar medicamentos sem orientação médica. As medidas podem evitar o contato com o mosquito.

Novas medidas

O Ministério da Saúde mudou na última semana os critérios que classificam uma criança com microcefalia.

Até então, eram considerados os bebês com circunferência da cabeça igual ou menor a 33 cm tinham a má formação. O novo parâmetro passa a apontar microcefalia em crianças com cabeça medindo 32 cm, ou menos, de circunferência.

Na prática, menos bebês vão ser considerados como suspeitos de apresentar a má formação. O ministério não informou quantos casos notificados deixam de ser considerados com suspeita de microcefalia com base nas novas medidas, em nota, o ministério informou que a nova medida "visa a agilizar os procedimentos clínicos, sem descuidar dos bebês que fizeram parte da primeira lista de casos notificados".

Outras transmissões

Pesquisadores já descobriram que a há possibilidade de outras formas de transmissão da zika vírus, além da picada do  Aedes aegypti.

Existe a possibilidade de que o vírus possa ser transmitido pelo sêmen, portanto, pela relação sexual sem proteção, pela transfusão de sangue e também pelo leite materno, mesmo que isso seja em uma pequena parcela dos casos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas