Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Testemunhas passarão a ser investigadas pela CPI em nova fase

Cabe a comissão pedir o indiciamento e a responsabilização de entes públicos ao Ministério Público, caso constatadas irregularidades

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou nesta sexta-feira (11) que a comissão vai “evoluir” de fase e mudar a condição de testemunhas para a de investigados de algumas pessoas que já prestaram depoimento. O relator, no entanto, não indicou quem deve ser atingido com a mudança de condição.

A comissão de inquérito investiga ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia. Até o momento, doze testemunhas já foram ouvidas na CPI, entre elas o atual ministro da saúde, Marcelo Queiroga, e os ex-ministros da pasta Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta.

Leia também

“Eu queria aproveitar a oportunidade para comunicar que nós estamos ultimando estudos para evoluir de fase na investigação. A partir de agora, nós vamos, com relação a algumas pessoas que por aqui já passaram, tirá-las da condição de testemunha e colocá-las definitivamente na condição de investigadas”, afirmou Renan Calheiros.

A medida, segundo ele, serve para demonstrar “a fase seguinte do aprofundamento da nossa investigação”.

“Nós precisamos saber o que aconteceu e o que poderia ter sido feito diferentemente para diminuir o número de vidas perdidas. Porque esta CPI tem feito a sua parte, cumprido o seu papel, mas do ponto de vista do que é sua obrigação, que é dissuadir, inibir os fatos, ela não tem conseguido atingir o seu objetivo”, afirmou o relator.

A declaração foi feita após Renan criticar posicionamentos recentes do presidente Jair Bolsonaro, entre eles, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção por vacinados e pessoas que já tiveram Covid-19.

“Nós temos um Jim Jones na Presidência da República. A diferença é que o americano induziu ao suicídio, e o que está na Presidência da República do Brasil induz a continuidade dessa tragédia e desse morticínio. Isso não pode continuar a acontecer”, afirmou o relator.

Jim Jones era um pastor e fundador do Templo Popular, uma seita pentecostal cristã de orientação socialista. Em 18 de novembro de 1978, 918 pessoas morreram em um misto de suicídio coletivo e assassinatos em Jonestown, uma comuna fundada por Jones.

Bolsonaro não é alvo formal da CPI – o próprio relator entende que a comissão de inquérito não tem a prerrogativa de convocar o presidente da República. No entanto, auxiliares e ex-auxiliares diretos do presidente no enfrentamento à pandemia já prestaram depoimento. Todos eles falaram na condição de testemunha.

Por outro lado, cabe à CPI, ao fim dos trabalhos, caso constate irregularidades, pedir o indiciamento e a responsabilização de entes públicos ao Ministério Público.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas