'Tenho que passar', diz idosa de 78 anos que faz o Enem pela 9ª vez no PI
Aposentada fez cursinho ao longo do ano e participou de aulões para revisar conteúdo da prova
"Quero fazer geografia. Tenho que passar", afirmou com determinação a aposentada Osmarina Duarte de Sousa, de 78 anos. Neste domingo (5) ela fará a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela nona vez consecutiva. De acordo com a idosa, desta vez ela reforçou o foco na redação, seu ponto fraco nas edições passadas da prova. Ela espera com isso conseguir finalmente ingressar na universidade.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

"Nunca parei de estudar. Não tenho férias, não tenho licença, é estudando toda a vida. Faço cursinho direto. Esse ano, estou por dentro da redação, porque isso que me amarrava nos outros anos", contou Osmarina Duarte para o G1.
Leia também
Além do cursinho, a aposentada participou do "Corujão da vitória", revisão geral para o Enem que reuniu cerca de seis mil estudantes na noite da quarta-feira (1º). Ela, assim como os demais participantes, virou a noite em uma maratona de aulas e atividades recreativas para garantir a animação enquanto o conteúdo era revisado.
Na prova deste domingo (5), a idosa, assim como os demais 149.153 participantes que fazem a prova no Piauí, responderão a questões das disciplinas da área de ciências humanas, de português e farão a redação. A duração do exame será de cinco horas e meia neste domingo. Os portões serão abertos às 12h, horário de Brasília, e fecharão às 13h.


Problema no gol azulino - 07/07/2026

Derrota Azulina - 06/07/2026

Do sonho à frustração - 06/07/2026

CSA intensifica preparação para duelo decisivo na Série D - 02/07/2026
Os candidatos de estados que estão com horário diferente do da capital federal devem ficar atentos a isso. Onde não há horário de verão, por exemplo, os portões abrirão às 11h. Em todo o país, mais de 6,7 milhões de pessoas estão inscritas para fazer o exame e tentar uma vaga no ensino superior.
