Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Tecnologia revelou aumento de território no mapa do Brasil

Paulo Marcio Leal de Menezes, do Departamento de Geografia da UFRJ, afirma que atualmente medições são feitas por satélites e GPS. Antigamente, eram feitas por coordenadas astronômicas

O crescimento do território do Brasil em 72,2 km², que gerou curiosidade nas redes sociais esta semana - por não representar aumento real de dimensões nas fronteiras - é fruto da precisão tecnológica.

O professor Paulo Marcio Leal de Menezes, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que os ajustes nos cálculos de áreas são feitos por medições por GPS e satélites, com um nível de precisão cada vez maior.

Leia também

"Esse aumento é registrado pela precisão de instrumentos e processos de medição. Temos exatamente as mesmas demarcações de fronteira. Na medida em que a tecnologia nos permite ajustar o cálculo de área, vamos modificando e melhorando as coordenadas. Podemos delimitar e calcular de forma mais precisa", explica Paulo Marcio.

A área territorial do Brasil aumentou em 2022, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na quarta-feira (29), no Rio de Janeiro.

A expansão foi de 8.510.345,540 km², em 2021, para 8.510.417,771 km², no ano passado. Segundo o instituto, o aumento do território se deve a novos delineamentos de fronteira internacional em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

"Temos exatamente as mesmas demarcações de fronteira. Na medida em que a tecnologia nos permite ajustar o cálculo de área, vamos modificando e melhorando as coordenadas. Podemos delimitar e calcular de forma mais precisa", explica Paulo Marcio.

O professor esclarece ainda que a medição antes era feita com o auxílio da Astronomia. Ele também diz que as medições por terra quase não existem mais.

"O cálculo é complicado, feito sobre uma superfície de referência. Antes, eram feitos por coordenadas astronômicas, em relação à esfera celeste e não terrestre, pela Astronomia, com menos precisão. A medição terrestre hoje está praticamente abandonada", afirma.

Mapas atualizados

Os mapas foram atualizados com os novos limites em 174 municípios brasileiros. As mudanças na divisão político-administrativa aconteceram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.

O estado com maior número de mudanças nos limites municipais foi o Rio Grande do Sul (61 municípios), seguido por Pernambuco (50) e Paraná (47).

Também houve alterações em Mato Grosso (6), Maranhão (3), Rio Grande do Norte (3), além de Tocantins (2) e Goiás (2).

O que diz o IBGE

O IBGE explicou como é feito o ajuste nos cálculos. De acordo com o instituto, a partir de imagens de satélite atualizadas, a área de Geociências aprimorou o cálculo do delineamento da cobertura do território brasileiro e descobriu que a extensão do país é maior do que se imaginava antes.

Esse cálculo é feito com base nos dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores e na melhoria de insumos cartográficos (imagens de satélite).

O instituto reforçou que as fronteiras são as mesmas. O mapeamento que evoluiu e conseguiu captar o tamanho mais precisamente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas