Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Superintendente da PF/AL deve assumir cargo de corregedor-geral em Brasília

Novo diretor-geral da PF, empossado às pressas por Bolsonaro, realiza diversas trocas nos comandos da instituição

Há apenas dois dias como diretor-geral da Polícia Federal (PF), Rolando Alexandre de Souza já faz série de mudanças na diretoria do órgão. Uma delas é que João Vianey Xavier Filho, atual chefe da PF de Alagoas, deve assumir o cargo de corregedor-geral, em Brasília.

O novo diretor-geral intensificou o mal-estar na corporação ao promover mudanças na chefia da Superintendência da PF no Rio de Janeiro e, agora, terá de se explicar à Procuradoria-Geral da República (PGR). O novo episódio da crise na corporação repercutiu em associações de delegados e de agentes da Polícia Federal, que se colocam em lados distintos.

Leia também

Enquanto isso, Souza já definiu parte de seu time na diretoria e deverá fazer o anúncio até o fim da semana. Segundo a Folha de S. Paulo, o recém-empossado da PF promoverá a troca de cinco superintendentes: do Rio Grande do Sul, Paraíba, Alagoas, Tocantins e do Rio de Janeiro, Carlos Henrique Oliveira. Já o delegado Igor Romário, indicado por Valeixo, permanecerá no cargo de Diretor de Combate ao Crime Organizado (Dicor). Ele é um dos símbolos da Lava Jato de Curitiba. O diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação (DTI) também será mantido no cargo.

De acordo com a Folha, o diretor-executivo, número dois na hierarquia da PF, será Carlos Henrique Oliveira, atual superintendente do Rio; o diretor de Inteligência será Alexandre da Silveira Isbarrola, atual superintendente do Rio Grande do Sul; o diretor de Logística será André Viana Andrade, atual superintendente da Paraíba; a diretora de Gestão de Pessoal será Cecília Silva Franco, atual comandante da Polícia de Tocantins; e o corregedor-geral será João Vianey Xavier Filho, atual superintendente da PF em Alagoas.

A troca do superintendente da PF carioca, Carlos Henrique Oliveira, será investigada no mesmo inquérito aberto pela PGR para apurar denúncias do ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública Sergio Moro. Ao deixar o Governo Federal, ele revelou que Bolsonaro já quis ter acesso a inquéritos e a relatórios de inteligência da Polícia Federal, além de ter usado do seu posto para ordenar a abertura de investigações. A PGR analisará se o presidente cometeu os crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de Justiça e corrupção passiva privilegiada.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas