A Prefeitura do Rio informou, no fim da tarde desta quarta-feira (8), que há 6 mortes mortes confirmadas em comunidade do Rio:
- 2 na Rocinha
- 2 em Vigário Geral
- 1 em Manguinhos
- 1 na Maré.
Um painel alimentado pela Secretaria de Estado de Saúde chegou a publicar, durante a madrugada, que havia cinco mortes confirmadas na Rocinha e outras 3 em Manguinhos, mas corrigiu a informação à tarde.
Leia também
Os números foram publicados pelo G1 chegaram a ficar como destaque principal na primeira página do site.
Depois, a pasta enviou uma nota dizendo que houve um erro no painel alimentado com dados da secretaria. E que o dado correto é o da existência de seis casos de contágio confirmados na Rocinha, sendo que cinco pacientes têm outras doenças prévias que podem complicar o quadro.
A secretaria estadual explicou que cabe ao município divulgar as mortes por bairros e, por isso, não poderia confirmar os óbitos, tanto na Rocinha, como em Manguinhos.
Veja a íntegra da nota:
"A SES errou! A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro esclarece que a informação publicada no Painel Coronavírus sobre óbitos em bairros (incluindo Rocinha) não está correta. A secretaria pede desculpas pelo erro e trabalha para continuar sendo transparente e disponível neste momento de crise do coronavírus. Pedimos desculpas sobretudo aos veículos de comunicação que divulgaram as informações confiando no painel, lançado na última semana com o objetivo de levar mais informações à população. A SES reforça que trabalha para a correção de dados e que, numa análise preliminar, os dados corretos seriam, para a Rocinha, 6 casos confirmados sendo 5 com comorbidade. Como mostra a imagem a seguir, não era possível ter mais números de óbitos no painel dos que os já confirmados pela SES (89)".