Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Procuradoria pede investigação da Caixa por mudanças no consignado

Pedido é referente às alterações realizadas nos empréstimos oferecidos aos beneficiários do Auxílio Brasil durante as eleições

O Ministério Público ligado ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou, nesta quarta-feira (30/11), um novo pedido de investigação da diretoria da Caixa Econômica Federal por alterações nos critérios de concessão do empréstimo consignado aos beneficiários do Auxilio Brasil durante o período eleitoral.

A alteração na política de concessão é investigada sob alegação de que tem “finalidade meramente eleitoral” oferecida pelo então candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Leia também

Para os procuradores, caso seja confirmado os indícios de que a liberação de crédito para os beneficiados tenha sido usada com objetivo eleitoral pela Caixa, será investigada a responsabilização dos envolvidos. Entre os nomes citados pelo documento estão Bolsonaro e a presidente da instituição, Daniella Marques.

O crédito consignado foi liberado para os beneficiários do Auxílio Brasil no dia 11 de outubro. Entretanto, no fim do mesmo mês, antes do segundo turno das eleições, chegou a ser suspenso a pedido do TCU para mais explicações.

O empréstimo consignado estava suspenso desde o dia 1º de novembro e foi liberado novamente no dia 14 deste mês. A Caixa alega que esse período é necessário para que o banco realize modificações de contas com o governo federal, responsável pela liberação de recursos para o Auxílio Brasil. Assim, o crédito sofrerá com uma interrupção temporária mensalmente.

“Há a possibilidade de a empresa pública haver incorrido em flagrante desvio de finalidade pública, utilizando-se indevidamente de seus recursos e de sua estrutura para interferir politicamente nas eleições presidenciais, situação a demandar notoriamente a atuação do TCU”, declarou o subprocurador-geral Lucas Furtado, responsável pelo pedido.

O Metrópoles entrou em contato com a Caixa Econômica Federal, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas