Um princípio de incêndio em cabos externos interrompeu a circulação de trens entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta, da Linha 9 - Esmeralda, desde as 6h desta quarta-feira (2).
Segundo a ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, a operação Paese foi acionada, mas ainda não conseguiu atender a demanda de usuários.
Leia também
Na estação Santo Amaro, milhares de pessoas se aglomeravam para tentar entrar em um dos veículos e seguir viagem.
Os passageiros ocupavam a via, que ficou bloqueada para carros. Apenas motos conseguiam circular no local.
Na Linha 8 - Diamante, por conta de uma problema na rede aérea, os trens circularam por via única entre as estações Jandira e Barueri, ocasionando velocidade reduzida e maior intervalo no trecho por cerca de três horas. Na linha, a operação foi normalizada por volta das 7h30.
Problemas constantes
As linhas fazem parte do sistema de transporte sobre trilhos e era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Entretanto, no final de janeiro, passou a ser administrada pela ViaMobilidade.
Os problemas na operação são constantes. No mês passado, uma falha na linha interrompeu a circulação de trens na Linha 9, fechou estações em pleno horário de pico do transporte público.
Levantamento feito pela TV Globo aponta que somente em 2022, foram registradas mais de 25 falhas nas linhas da CPTM e da ViaMobilidade (8 e 9) somente neste ano.