A Prefeitura de Porto Alegre (RS) divulgou que a capital gaúcha começará a vacinar contra a Covid-19, nesta quinta-feira (22/7), adolescentes com comorbidades. Para receber a dose neste primeiro dia, é necessário ter entre 15 e 17 anos.
Na sexta-feira (23/7), a imunização será aberta para o público com idades entre 12 e 17 anos. Para receber a vacina, além do documento de identidade, é preciso apresentar um comprovante da comorbidade (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico etc) e comprovante de residência em Porto Alegre (poderá ser no nome dos pais ou responsável).
Leia também
Também é possível apresentar uma declaração de próprio punho do proprietário da casa, afirmando que o adolescente mora junto na residência, além de um comprovante de residência em nome do proprietário (pode ser conta de luz, água, telefone etc).
As comorbidades são:
- Obesidade grave
- Pneumopatias crônicas graves
- Imunodeprimidos
- Hemoglobinopatia grave
- Doença cardiovascular
- Doença neurológica crônica
- Diabete Mellitus
As vacinas
A prefeitura esclarece que, nesta quarta-feira (21/7), Porto Alegre recebeu 46.237 doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 4.452 doses são da Pfizer/Comirnaty e serão destinadas à imunização destes adolescentes com comorbidades, “pois é o único imunizante contra a Covid-19 autorizado para aplicação no grupo pela Anvisa”, ressalta.
A priorização deste público na campanha de vacinação foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nessa terça-feira (20/7).