Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

'Podia ser pior ainda', diz Mourão sobre aumento do desmatamento da Amazônia

Dados do Inpe mostraram que área desmatada aumentou 9,5% em um ano, mas o vice-presidente afirmou que o governo previa aumento de até 20%

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta terça-feira (1º), ao comentar o aumento do desmatamento na Amazônia em 2020, que o resultado poderia ter sido "pior ainda".

Nesta segunda (30), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou que a área desmatada na floresta entre agosto de 2019 e julho de 2020 foi 9,5% maior que no mesmo período do ano anterior. Mourão disse que o governo chegou a prever 20% de aumento.

Leia também

"Vamos dizer o seguinte: foi menos pior. Essa é a realidade. Podia ser pior ainda", disse o vice-presidente a jornalistas ao chegar ao Palácio do Planalto."A expectativa que nós tínhamos, inclusive já tinha até sido publicada, é que ia dar 20% acima do ano passado, então, deu 9,5%", explicou.

Mourão é presidente do Conselho da Amazônia, órgão criado pelo governo para coordenar as ações federais na floresta. A criação do conselho também é uma tentativa de dar uma resposta às críticas da comunidade internacional sobre a atuação da gestão do presidente Jair Bolsonaro na preservação da Amazônia.

Para Mourão, a estratégia do governo na floresta deve ser mantida. Ele disse que espera uma redução no desmatamento no ano que vem e reforçou que a meta do governo é zerar o desmatamento ilegal.

"Qual é o estado final desejado? É que só haja o desmatamento dentro da legislação, aquele que são os 20% de cada propriedade, que não ocorra nada em unidade de conservação, que não ocorra nada em terra indígena e que não ocorra nada em terra pública", afirmou.

Reunião entre Bolsonaro e Fernández

Mourão também comentou a videoconferência realizada na segunda entre os presidentes Bolsonaro e Alberto Fernández, da Argentina. Para o vice, a conversa "transpôs uma linha" e iniciou um diálogo "fundamental" para os dois países e para o Mercosul (bloco que reúne, além de Brasil e Argentina, Paraguai e Uruguai).

A videoconferência foi a primeira reunião bilateral entre Bolsonaro e Fernández desde a posse do argentino, em dezembro de 2019. A relação entre os dois chefes de Estado é marcada por trocas de hostilidades desde a campanha eleitoral na Argentina.

"Se transpôs, vamos dizer assim, uma linha, e os dois presidentes iniciaram um diálogo que é fundamental para o Brasil e para a Argentina, que são os dois países, vamos dizer assim, importantes aqui na nossa América do Sul e, principalmente, para o nosso Mercosul nesse momento da nossa luta para fechar a aprovação do acordo com a União Europeia", disse Mourão.

Após a reunião virtual de segunda, o governo argentino divulgou nota na qual informou que Fernández incentivou a deixar para trás as "diferenças do passado e encarar o futuro com as ferramentas que funcionem bem" para os dois países.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas