Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Petrópolis: mapa de 1757 é achado em biblioteca atingida por chuvas

Alguns documentos não estavam catalogados e foram redescobertos durante a limpeza da biblioteca. Chuva de fevereiro inundou parte do local

Rio de Janeiro – Voluntários que ajudam a resgatar o acervo da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, encontraram um mapa de 1757, período em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal.

A força-tarefa para salvar e conservar o material começou logo depois das chuvas do dia 15 de fevereiro, que tiveram grande impacto em toda a cidade.

Leia também

A biblioteca, a terceira maior do estado do Rio, é casa de mais de 150 mil volumes, e teve parte dos artigos afetada pela inundação, que chegou a 1,60 metro de altura. Segundo a prefeitura, 8 mil exemplares acabaram atingidos.

O mapa mostra a movimentação da Coroa Portuguesa e da Espanha nas chamadas Guerras Guaraníticas, conflitos em que indígenas da tribo Guarani lutaram por terras.

Outros achados

O grupo também encontrou uma coleção de documentos que remete à disputa entre Portugal e Inglaterra pela Guiana Inglesa e um mapa do Continente Europeu em alemão.

De acordo com a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu, alguns materiais não estavam catalogados e estão sendo descobertos agora.

“O acervo da nossa biblioteca é riquíssimo. Após resgatarmos os materiais da inundação no andar térreo, estamos trabalhando na limpeza, conservação curativa e iniciando os trabalhos de restauração. Na reorganização do acervo, acabamos realizando descobertas que estavam fora do catálogo. Em breve, tudo isso estará novamente à disposição do público”, explicou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas