Petrópolis: mapa de 1757 é achado em biblioteca atingida por chuvas

Alguns documentos não estavam catalogados e foram redescobertos durante a limpeza da biblioteca. Chuva de fevereiro inundou parte do local

Rio de Janeiro – Voluntários que ajudam a resgatar o acervo da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, encontraram um mapa de 1757, período em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal.

A força-tarefa para salvar e conservar o material começou logo depois das chuvas do dia 15 de fevereiro, que tiveram grande impacto em toda a cidade.

A biblioteca, a terceira maior do estado do Rio, é casa de mais de 150 mil volumes, e teve parte dos artigos afetada pela inundação, que chegou a 1,60 metro de altura. Segundo a prefeitura, 8 mil exemplares acabaram atingidos.

O mapa mostra a movimentação da Coroa Portuguesa e da Espanha nas chamadas Guerras Guaraníticas, conflitos em que indígenas da tribo Guarani lutaram por terras.

Outros achados

O grupo também encontrou uma coleção de documentos que remete à disputa entre Portugal e Inglaterra pela Guiana Inglesa e um mapa do Continente Europeu em alemão.

De acordo com a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu, alguns materiais não estavam catalogados e estão sendo descobertos agora.

“O acervo da nossa biblioteca é riquíssimo. Após resgatarmos os materiais da inundação no andar térreo, estamos trabalhando na limpeza, conservação curativa e iniciando os trabalhos de restauração. Na reorganização do acervo, acabamos realizando descobertas que estavam fora do catálogo. Em breve, tudo isso estará novamente à disposição do público”, explicou.