Pesquisa detalha perfil da população LGBTQIAPN+ no Brasil

A Pesquisa do Orgulho é mais um passo na caminhada de conquistas da comunidade no país

Já parou para se perguntar quantos LGBT+ existem no Brasil? Agora, é possível saber. Em uma parceria da Havaianas com a ONG All Out e o Datafolha, foi lançada a pesquisa do Orgulho, por meio da plataforma Pride.

De acordo com a Pesquisa do Orgulho, 9,3% da população brasileira com 16 anos ou mais se identifica como LGBTQIAPN+. Os números aumentam nas regiões metropolitanas (11%), entre os mais jovens (18% na faixa etária de 16 a 24 anos e 13% entre 25 e 34 anos) e entre as pessoas com maior nível de escolaridade (11% curso superior).

De acordo com a VP global de marketing da Havaianas, Maria Fernanda Albuquerque, o levantamento é mais um passo importante na caminhada LGBTQIAPN+ no Brasil.

“Como o nome já diz, queremos que as pessoas tenham cada vez mais orgulho de serem quem são. Além de dados demográficos, este estudo também traz tópicos como o mercado de trabalho, garantia de direitos e representatividade. E a gente acredita que falar sobre isso é papel da sociedade, mas também das marcas inseridas nela”, afirma.

Para Ana Andrade, Gerente Sênior de Campanhas para a América Latina com a All Out, é emocionante ler os resultados e ter respostas de perguntas que existem há tanto tempo. “Agora que temos mais informações, temos mais ferramentas para seguir na luta por igualdade completa de direitos — o que os próprios resultados mostram, ainda é um desafio muito grande”, avalia.