Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Parlamentares de PE criticam ideia de Bolsonaro sobre federalizar Noronha

Deputados e senador destacaram essa é uma questão há muito resolvida pela Constituição de 1988

Parlamentares pernambucanos repudiaram nesta sexta-feira (6/11) a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na live semanal desta quinta-feira (5/11) de federalizar o arquipélago de Fernando de Noronha, parte de Pernambuco. Eles destacaram que essa é uma questão resolvida pela Constituição de 1988.

O senador Humberto Costa (PT-PE, foto em destaque) disse que a ideia de Bolsonaro já foi resolvida pela Constituição de 1988 e que o "propósito" do governo "é devastar tudo". "Nesse caso, é arrastar para a esfera federal uma das áreas mais belas e protegidas do planeta com a finalidade de destruí-la pela exploração predatória, como eles estão fazendo com a Amazônia e o Pantanal. Vamos lutar por todos os meios para impedir mais essa atrocidade", ressaltou.

Leia também

Aliado de Bolsonaro, o deputado federal Augusto Coutinho (SD-PE) destacou que dois terços do território da ilha são controlados pelo ICMBio, portanto, administrados por um órgão federal. "Inclusive, a taxa de R$ 111,00 que permite acesso ao Parque Nacional Marítimo Fernando de Noronha é regulamentado pela portaria nº 547/2019 do ICMbio".

"Não vamos nunca permitir que se tire de Pernambuco a conquista estabelecida pela Constituição de 1988. Como parlamentar, vou lutar com todas as minhas forças contra qualquer movimentação nesse sentido", afirmou Coutinho.

"Bravatas"

Aliado do governador Paulo Câmara (PSB), o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) cobrou recursos prometidos pelo governo federal e não liberados, como fez o governo do estado mais cedo. "Quando sua disposição por trabalhar pelo nosso povo for além de bravatas em lives na internet, pode contar com nosso apoio", faiu o parlamentar, em recado ao presidente.

"Falar em melhorias para Noronha, nós queremos. Falar em investimentos para Noronha e fazer parcerias com Pernambuco, estamos à disposição. Mas politizar Noronha é um equívoco, sobretudo no momento que estamos vivendo", disse Carreras. "Os noronhenses não estão pedindo para ser colonizados. Eles não estão à espera de um salvador", afirmou.

Mais cedo, o governo de Pernambuco afirmou, em nota, que o governo federal, além de não cumprir as promessas de liberação de recursos, "aumentou as taxas de preservação ao invés de extingui-las" e sugeriu: "Criar soluções é mais produtivo do que criar polêmicas".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas