Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Orlando Silva será relator de projeto que pune racismo nos estádios

Texto prevê pena de reclusão de um a três anos aos torcedores que praticarem crime de racimo em eventos esportivos

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) será o relator do projeto de lei 7383/2014, que prevê pena para torcedores que praticarem atos de racismo durante competições esportivas.

O texto é de autoria de Alceu Moreira (MDB-RS), e está parado na Câmara há quase dez anos. Agora, a matéria voltará a ser discutida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Leia também

Em entrevista ao Metrópoles, Orlando disse acreditar que a matéria tramitará sem dificuldades no Congresso. Apesar de estar parado há quase uma década, o texto voltou a ser discutido em meio aos casos recentes de racismo contra o brasileiro Vinicius Jr., do Real Madrid, da Espanha.

Segundo o deputado, o fato do autor do projeto ser influente entre deputados mais conservadores pode auxiliar a tramitação. Alceu Moreira foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) entre 2019 e 2021.

De acordo com o texto, o torcedor que praticar racismo em estádio, ginásio ou qualquer recinto esportivo ficará proibido de frequentar estádios por cinco anos. A proposta altera o Estatuto de Defesa do Torcedor.

Caso Vini Jr.

No fim de maio, Vinicius Jr. foi atacado durante uma partida contra o Valencia, no Estádio Mestalla, na Espanha. Torcedores que estavam na arquibancada chamaram o atleta de “macaco”. O jogo chegou a ser paralisado por oito minutos por causa dos atos criminosos.

O caso gerou reação de diversos parlamentares. Na Câmara, a subcomissão de modernização do Futebol aprovou uma nota conjunta de repúdio às agressões.

Além disso, a Mesa Diretora da Casa convocou uma Comissão Geral para debater os ataques ao atleta e possíveis soluções contra atos de racismo sofridos por jogadores.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas