Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

MPRJ devolve inquérito sobre incêndio no Ninho do Urubu à Polícia Civil

Objetivo é que a polícia intime a CBF para fornecer cópia e informações sobre o certificado de clube formador de atletas de base do futebol

Pela segunda vez, o inquérito que investiga o incêndio que matou, em fevereiro desse ano, dez adolescentes no centro de treinamento do Ninho do Urubu do Flamengo foi devolvido à Polícia Civil pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

Dessa vez, o MP precisa que a Polícia Civil intime a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para fornecimento de cópia e informações sobre o certificado de clube formador de atletas de base do futebol. O MP solicitou as explicações à CBF por ofício, mas não obteve resposta.

Leia também

O MP requisitou ainda que a Polícia Civil ouça Marco Polo Del Nero, que era presidente da CBF à época, e o signatário da emissão do certificado. Nesse caso, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

Em maio de 2015, a Ferj encaminhou à CBF um ofício afirmando que o Flamengo teria todos os requisitos para obter o certificado de clube formador de atletas. Naquela época, apenas o Nova Iguaçu e o Fluminense possuíam essa certificação da CBF.

O MP deseja esclarecer todas as etapas do procedimento que levaram à aprovação do certificado de clube formador de atletas de base de futebol do Clube de Regatas do Flamengo e quais órgãos participaram eventualmente dessa certificação.

Além disso, também foram solicitadas explicações à empresa NHJ do Brasil Container´s e seu quadro societário sobre a venda e fornecimento de container para o Flamengo. Com base em informações passadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RJ (Crea-RJ), a NHJ Brasil Container´s encerrou suas atividades no dia 17/03/2014 e não poderia comercializar esse produto.

A Polícia Civil tem 45 dias para devolver o inquérito ao MP. O delegado Willian Pena, que assumirá as investigações do Ninho do Urubu, informou que aguarda o recebimento do inquérito para cumprimento das demandas do MP.

O outro lado

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informa que no processo de análise documental e vistoria presencial o Clube de Regatas do Flamengo cumpriu todos os requisitos descritos na Lei Pelé e nas resoluções da Ferj e da CBF para obtenção do certificado de clube formador, cabendo à CBF a emissão.

Já o ex-presidente Marco Polo Del Nero disse apenas que não é mais o presidente da CBF e ainda não se posicionou sobre o assunto.

Em nota, o Clube de Regatas do Flamengo disse que o clube "vem ajudando a investigação desde sempre".

A NHJ Brasil Container?s enviou a seguinte nota: "A empresa mencionada no questionamento trata-se de outra empresa que fez parte do grupo, mas se encontra, atualmente, baixada. A NHJ continua a exercer suas atividades de forma regular, conta com todas as autorizações legais para funcionar e está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários às autoridades."

A Globonews tentou contato com representantes da CBF, mas até a publicação desta reportagem não teve retorno.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas