Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Moraes sobre 8/1: “Houve financiamento, está sendo investigado”

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes comentou os ataques às sedes dos Três Poderes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta sexta-feira (31/3) que o financiamento de manifestantes extremistas para os atos de 8 de janeiro está sendo investigado.

“O grande temor era o dia da posse. O dia da posse foi tranquilo. E depois, no dia 8, está sendo apurado o que aconteceu. O timing foi estranho, depois que já tinha mudado a presidência”, disse Moraes.

Leia também

“E não houve nenhuma combinação, nenhum acordo com quem realmente poderia fazer isso, ou a Polícia Militar, um grande levante, ou as Forças Armadas. Mas houve financiamento, está sendo investigado.”

Em 8 de janeiro, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inconformados com os resultados das eleições, tomaram a Esplanada dos Ministérios. Extremistas invadiram os prédios dos Três Poderes e destruíram vidraças, mobílias e obras de arte.

Condenação definitiva

Em fevereiro, a AGU requereu à Justiça a condenação definitiva de 54 pessoas físicas, três empresas, uma associação e um sindicato por financiamento de ônibus para os atos antidemocráticos. O órgão pedia que os envolvidos fossem condenados a ressarcir R$ 20,7 milhões ao Erário.

A peça da AGU lembrava que o montante de R$ 20,7 milhões é baseado em cálculos de prejuízos efetuados por órgãos como Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Candidatos financiadores

Entre os acusados pela AGU de financiar os atos golpistas de 8 de janeiro, constam os nomes de cinco candidatos nas últimas três eleições. O vereador de São Pedro (SP) Carlos Eduardo Oliveira (PL), conhecido como Dú Sorocaba, por exemplo, aparece na relação de nomes apresentados à Justiça. Ele concorreu ao cargo nas últimas três eleições, vencendo em todas as ocasiões.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas