Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Missa de Corpus Christi e procissão com velas emocionam fiéis

Tema deste ano é “Daí-lhes vós mesmos de comer”. Cardeal ressaltou que “o pouco basta a quem crê na onipotência de Deus e na força do amor”

A tradicional missa de Corpus Christi foi celebrada pelo arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa, no final da tarde desta quinta-feira (8), na Esplanada dos Ministérios. O tema este ano é “Daí-lhes vós mesmos de comer”, que levanta reflexões em relação à multiplicação dos pães, quando Jesus provoca os discípulos a alimentar as multidões. Em seguida, houve a procissão com o Santíssimo Sacramento, de frente para a Catedral de Brasília.

Durante a homilia, o Cardeal ressaltou que “o pouco basta a quem crê na onipotência de Deus e na força do amor”.

Leia também

“O homem tem sempre pouco nas suas mãos, se colocado em relação com as necessidades do mundo. Pouco dinheiro, pouca esperança, pouca coragem, pouca criatividade, poucos meios. Mas bastam quando são fecundados pela potência da fé e do desejo de condividir. Quando nossas atitudes são meramente humanas, correm o risco de se tornarem infrutíferas. Mas quando são colocadas no horizonte de Deus, adquirem nova dimensão”, declarou aos fiéis.

A tradição conta ainda com a procissão, que percorre o quadrilátero da Esplanada dos Ministérios em frente à Catedral. Nela, o Santíssimo Sacramento é levado no papamóvel que foi usado na visita de São João Paulo II a Brasília. São esperadas 70 mil pessoas no evento. Um esquema especial de segurança, bem-estar e transporte público está preparado para acolher os fiéis que se dirigem ao local a fim de acompanhar a celebração.

Tapete

Outro rito religioso é a montagem do tradicional tapete de Corpus Christi. Os desenhos que vão ganhando forma mostram a hóstia, o cordeiro, o bom pastor, entre outras referências bíblicas.

No total, são 25 desenhos de imagens bíblicas em referência à Eucaristia. Juntos, todos formam uma passagem de cerca de 120 metros, rumo ao palco onde ocorre a missa, ponto alto da celebração.

Os tapetes ficaram prontos por volta das 12h. À tarde, diversos padres atenderam confissões na tenda montada atrás do palco onde foi celebrada a Santa Missa.

Imagem ilustrativa da imagem Missa de Corpus Christi e procissão com velas emocionam fiéis
| Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem ilustrativa da imagem Missa de Corpus Christi e procissão com velas emocionam fiéis
| Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem ilustrativa da imagem Missa de Corpus Christi e procissão com velas emocionam fiéis
| Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas