Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Mineira com síndrome de Down é a primeira relações públicas formada no Brasil

Luísa de Souza Rocha tem 25 anos e se formou em agosto. Além de RP, ela encabeça o projeto Bagaceira, em que estimula outros jovens a ter autonomia

Conseguir um diploma é o sonho de quem encara anos de estudo numa universidade. No caso da Luisa de Souza Rocha, além de muito esperado, o certificado se tornou símbolo de um feito inédito: segundo o Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas de Minas, ela é a primeira mulher com síndrome de Down a se formar no Brasil.

Aos 25 anos, Luísa colou grau no mês de agosto, sob aplausos dos colegas e familiares, além da corujice da mãe, Marisa de Souza Rocha Camargos. "Foi bom demais. Eu falo que a Alice [filha mais velha] foi maravilhoso ver se formando. Mas a Luisa, quando se formou, para mim, é como se tivesse feito mestrado, doutorado", disse. "Calma, mãe, que eu vou fazer ainda", brincou Luisa.

Leia também

Engana-se quem acha que só pelo fato de ter a síndrome de Down, Luísa ficou para trás em relação aos colegas de faculdade. "Já fui destaque acadêmico", contou. A aluna aplicada garante que ainda estuda muito e, para o futuro, pretende se qualificar ainda mais. "Quero também dar aulas. Meu professor falava que eu tenho que ensinar também", disse.

Antes de escolher o curso de Relações Públicas, Luisa passou por vários testes vocacionais na escola. "Deu humanas. Sou muito comunicativa. Fiquei pesquisando e me apaixonei pela profissão. Até hoje pesquiso muito."

Durante o curso, Luísa, que trabalhava numa rede de supermercados desde 2015, deixou o emprego para fazer estágio na área de atuação, dentro da própria faculdade. Descobriu a área em que gostaria de atuar. "Gosto da parte de eventos e de jornalismo", contou.

Os anos na universidade foram acompanhados bem de perto pela mãe e pela irmã, cinco anos mais velha. "Alice é uma irmã que ?empurra? a Luísa. É engenheira mecânica, mas acompanha a mais nova em tudo. É ela quem tem a agenda toda da caçula", disse Marisa. "Ela é metade minha irmã, metade mãe. É a minha 'irmãe'", brincou a jovem RP, que também contou com apoio de psicopedagoga durante toda a vida escolar.

Desafios

Marisa descobriu que a filha tinha síndrome de Down duas horas após o seu nascimento. Até hoje, a mãe nunca mediu esforços para que Luisa tivesse a vida com mais autonomia.

A rotina da família era pesada. A menina tinha atendimentos de terapia ocupacional, psicólogos e fonoaudiólogo pela manhã, escola à tarde e atividades esportivas à noite. "Nunca me senti cansada. Nunca quis parar", disse a jovem.

Para a mãe, esta foi uma forma de estimular o desenvolvimento da filha. "Sou uma mãe que via a questão da síndrome de Down de outro lado. Acho que tem é que 'empurrar' mesmo. Sempre tive muita esperança de que minha filha seria assim", contou Marisa.

Baladas e Bagaceira

Luísa adora falar sobre sua independência: sai sozinha com os amigos, "curte uma balada" e toma "cervejinha de vez em quando", mas ainda "não namora".

O apoio que recebeu da família virou estímulo para que a jovem criasse o Projeto Bagaceira. Uma vez por mês, ela leva outros jovens com síndrome de down para bares e "noitadas". O objetivo é que os amigos também desenvolvam maior autonomia nas atividades do dia-a-dia.

"Eu saio muito. Levo meus amigos junto", contou Luísa, que ainda disse ser blogueira e ter mais de três mil seguidores nas redes sociais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas