Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Metrópoles é o veículo mais premiado da imprensa brasileira em 2022

Além dessa conquista, a colunista Mirelle Pinheiro e o fotojornalista Igo Estrela ficaram em primeiro lugar na Região Centro-Oeste

O Metrópoles é o veículo de comunicação brasileiro mais premiado de 2022. No ranking organizado pelo Jornalistas & Cia, o portal lidera a lista novamente. A primeira foi em 2020. Completam o pódio de 2022 o Estadão, na segunda posição, seguido pela Folha de S.Paulo.

Além do Metrópoles, apenas a Folha de S.Paulo havia conseguido desbancar a TV Globo, que tradicionalmente lidera a lista. Neste ano, a emissora terminou na quarta posição.

Leia também

O ranking analisa os resultados de quase 80 prêmios de jornalismo no Brasil e no mundo.

Para fazer o levantamento, os organizadores listaram 183 prêmios. Cada concurso dá de 5 a 100 pontos aos vencedores.

Essa escala varia de acordo com o perfil da premiação (internacional, nacional, regional ou interno de veículo), tipo (por matérias jornalísticas, conjunto da obra ou votação direta) e temática (geral ou específica).

Jornalistas mais premiados do ano

Ainda de acordo com a pesquisa, a colunista Mirelle Pinheiro e o fotojornalista Igo Estrela, ambos do Metrópoles, são os jornalistas mais premiados da região Centro-Oeste e estão entre os nomes mais premiados do ano em âmbito nacional.

Eles venceram o Prêmio CNT de Jornalismo – é a sétima vez consecutiva que o Metrópoles conquista o mais importante prêmio do jornalismo brasileiro. Em 2022, a reportagem O progresso passou e se esqueceu de mim levou o troféu nas categorias Internet e Fotojornalismo.

Também aparecem na lista de profissionais mais premiados do país Rodrigo Rangel, colunista do Metrópoles; Fábio Leite, editor da sucursal de São Paulo; e Jennifer Gularte, que fez parte da equipe do portal nos primeiros meses de 2022.

Os três conquistaram o Prêmio IREE de Jornalismo 2022 com a reportagem sobre o escândalo de assédio sexual e moral no coração do governo Jair Bolsonaro.

A matéria, que se tornou escândalo nacional, com repercussão até mesmo fora do Brasil, resultou na demissão do então presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

A mesma reportagem levou o Prêmio Latino-americano de Jornalismo de Investigação, da Colpin, considerado o mais importante da América Latina.

O colunista Guilherme Amado também aparece no ranking, além de Lucas Marchesini, ex-repórter do Metrópoles. Os dois, juntos com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, o The Washington Post, Miami Herald e quase 150 outros parceiros de mídia em todo o mundo receberam o National Headliner Award pela Pandora Papers, maior colaboração jornalística da história sobre as offshores ao redor do mundo.

Mais premiados da história

A diretora-executiva do portal brasiliense, Lilian Tahan, foi listada entre os jornalistas mais premiados da história do Centro-Oeste, com 13 prêmios acumulados ao longo da carreira.

Nessa mesma lista aparecem outros nomes do Metrópoles. Além de Rodrigo Rangel e Guilherme Amado, Priscilla Borges, editora-executiva; Saulo Araújo, editor de Cidades; e Ricardo Noblat, colunista, foram citados.

Veja outros nomes que aparecem entre os mais premiados da história do Centro-Oeste:

  • Michael Melo, editor de fotografia
  • Mirelle Pinheiro, colunista
  • Gui Prímola, editor de arte
  • Olívia Meireles, editora do núcleo de reportagens especiais
  • Saulo Marques, Web Developer
  • Érica Montenegro, editora de saúde
  • Maria Eugênia Moreira, editora

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas