Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

McDonald's e 5 times de futebol são autuados por trabalho infantil em 2019

Desde o início do ano, 420 estabelecimentos descumpriram as Leis do Trabalho

Uma lista de estabelecimentos autuados por manter crianças e adolescentes trabalhando em situação irregular divulgada pelo Ministério da Economia aponta que, em 2019, pelo menos 420 descumpriram as Leis do Trabalho. Entre eles estão 10 prefeituras e cinco times de futebol. Além disso, o franqueado master do McDonald?s, a Arcos Dourados Comércio de Alimentos LTDA, foi citado duas vezes.

Estatísticas obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), pela agência Fiquem Sabendo, e analisadas pelo (M)Dados também mostram que o estado com o maior número de casos é São Paulo, com 60 ocorrências. Logo depois estão Minas Gerais (54) e Mato Grosso do Sul (54). O Distrito Federal teve 15 estabelecimentos autuados desde janeiro deste ano.

Leia também

Entre as irregularidades apontadas estão a de "manter em serviço trabalhador com idade inferior a 16 anos" e a de trabalhos que não permitem que o adolescente estude ou até mesmo que o exponham a algum tipo de risco.

Dos clubes esportivos citados, destaca-se o Náutico, que recebeu duas autuações. Além do time pernambucano, o Avaí - clube de Florianópolis que luta para permanecer na primeira divisão -, Figueirense (SC), Bahia de Feira (BA) e Jacuipense (BA) também foram autuados. Já entre os municípios, sete estão na Bahia. Os outros três estão em Sergipe, Roraima e Pernambuco.

As irregularidades envolvendo o McDonald?s aconteceram em Minas Gerais e na Bahia. Nos dois casos, o motivo foi "manter trabalhador com idade inferior a 18 anos em atividade nos locais e serviços insalubres ou perigosos, conforme regulamento".

Segundo a assessoria de comunicação do Avaí, o jurídico ainda não foi informado sobre o caso. Procurados, os outros clubes não se manifestaram até o fechamento desta reportagem. Em nota, a Arcos Dourados disse não comentar ações em andamento. "De qualquer forma, a empresa enfatiza que cumpre rigorosamente a legislação trabalhista."

Trabalho infantil

De acordo com o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, "trabalho infantil refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 anos, independentemente da sua condição ocupacional". Considera-se trabalho infantil, também, o trabalho noturno, perigoso ou insalubre praticado por adolescentes menores de 18 anos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas