O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) vão disputar o governo da capital do Amazonas, no segundo turno das eleições municipais, marcado para ocorrer em 27 de outubro. O resultado das urnas será divulgado no fim deste domingo (6/10).
Os candidatos do Avante e do PL derrotaram outros cinco candidatos: Roberto Cidade (União Brasil), Amom Mandel (Cidadania), Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).
Leia também
Manaus é a cidade mais populosa do Amazonas, da Região Norte e de toda a Amazônia Brasileira, com população total de 2,3 milhões.
Perfil dos candidatos
O atual prefeito e candidato à reeleição, David Almeida, tem 55 anos e é bacharel em direito. Ele foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, sendo eleito pela primeira vez em 2006. No cargo, ele presidiu a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no biênio 2017-2018, então filiado ao PSB.
Já o segundo colocado no primeiro turno é policial militar e adotou a alcunha Capitão Alberto Neto. Aos 42 anos, ele está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Em 2018, foi eleito pelo Republicanos, tendo trocado para o PL no pleito de 2022.