Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Maia quer apresentar até quarta nome para disputa na Câmara

Bloco articulado pelo presidente da Câmara tem 11 partidos, mas ainda não definiu nome

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta segunda-feira (21) que o bloco de partidos que ajudou a articular para a disputa da presidência da Casa conclui nesta semana as negociações a fim de apresentar um candidato.

A eleição que definirá a nova Mesa Diretora da Câmara está marcada para 1º de fevereiro. O candidato do bloco de Maia enfrentará o deputado Arthur Lira (PP-AL), que conta com o apoio do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Leia também

Na última sexta-feira (18), os partidos de oposição PT, PCdoB, PSB e PDT anunciaram adesão ao bloco articulado pelo atual presidente da Câmara. Com a decisão, o bloco será composto por pelo menos 11 legendas ? além das quatro oposicionistas, PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania, PV e Rede.

Agora, os partidos do bloco precisam chegar a um acordo sobre qual candidato devem apoiar. O PT indicou que deve sugerir um nome. Rodrigo Maia ainda não disse quem apoiará, mas os nomes cotados são os dos deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP).

"Está caminhando. Nós formamos um bloco na sexta e estamos dialogando para, o mais rápido possível, sairmos com um nome e um bloco unido", afirmou Maia. "Ainda nesta semana, certamente, nós teremos as definições necessárias", acrescentou.

Questionado sobre uma data para o anúncio, Maia disse esperar "que até quarta-feira no máximo" haja um encaminhamento sobre a definição do nome.

Reforma tributária

O presidente da Câmara disse que se colocou à disposição do governo para votar a parte da reforma tributária que unifica o PIS e a Cofins, dois impostos federais sobre o consumo. O projeto é de autoria do governo federal.

A medida seria uma forma de dar os primeiros passos, ainda em 2020, da reforma tributária. Maia, no entanto, disse que ainda não foi procurado

"Se o governo quiser, o projeto é de autoria do governo. Para não mostrar que a única pauta que eu voto é a reforma tributária da Câmara e do Senado", afirmou.

"Não sei se o governo está com o interesse de votar ou não. A situação do Brasil é ruim, mas existe aí uma narrativa de que as coisas vão bem, que a gente sabe que não é verdade", declarou Maia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas