Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Lewandowski manda governo federal suprir imediatamente Manaus com oxigênio

Na decisão, o ministro do STF deu prazo de 48 horas para que o Ministério da Saúde apresente um plano detalhado para enfrentamento da crise

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (15/1) que o governo federal supra, de forma imediata, de oxigênio e demais insumos para o atendimento necessário às vítimas de Covid-19 no Amazonas. A decisão obriga o governo a empreender "todas as ações ao seu alcance para debelar a seríssima crise sanitária instalada em Manaus".

Na decisão, o ministro deu um prazo de 48 horas para que o governo apresente um, plano "compreensivo e detalhado" com as estratégias para enfrentar a situação de emergência. Esse plano deverá ser atualizado a cada 48 horas.

Leia também

Entre as medidas, estabeleceu que devem ser fornecidos aos hospitais locais oxigênio e insumos "sem prejuízo da atuação das autoridades estaduais e municipais no âmbito das respectivas competências".

A decisão foi tomada em uma ação apresentada ao Supremo por PT e PCdoB.

Os dois partidos de oposição pediram que o ministro ordenasse a adoção de uma série de medidas para combater a crise de saúde no Amazonas, causada pela alta de casos da Covid-19.

Além disso, as legendas pediram que seja decretado o lockdown na capital amazonense.

Outros pedidos apresentados foram para que o Ministério da Saúde instale hospitais de campanha com leitos e insumos necessários ao atendimento dos doentes e que sejam convocados médicos dos Programas Mais Médicos e Mais Médicos para o Brasil para o estado, inclusive com possibilidade de participação de médicos brasileiros formados no exterior.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas