Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Jiboia se enrola em fiação de poste e é resgatada por bombeiro no DF

Incidente aconteceu na manhã deste domingo na QR 206 de Santa Maria. Suspeita é que ela tenha fugido de cativeiro; animal foi levado para quartel.

Um fato inusitado chamou a atenção de moradores do Distrito Federal na manhã deste domingo (6): uma jiboia de mais de um metro apareceu enrolada na fiação de um poste de Santa Maria. O incidente aconteceu na QR 206. O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar a cobra.

O policial militar Ernandes de Sousa Costa filmou o animal enrolado no fio, que fica perto da casa dele. "Minha mulher notou, percebeu e me ligou. Achei que fosse uma dessas cobrinhas pequenas de mato, aí fui lá e vi a jiboia pendurada".

Leia também

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a fiação era de energia. A corporação não explicou se foi necessário cortar a luz para fazer o resgate. Militares encostaram um bastão de vidro na estrutura, pelo qual a jiboia conseguiu descer. Depois o animal foi colocado em um recipiente e levado para o quartel.

Para Costa, a hipótese mais provável é que a cobra tenha fugido. "Acho que pode ser gente que estava criando e ela fugiu de alguma gaiola, de algum cativeiro em que ela estava".

Vizinhos se aglomeraram para ver a jiboia. O vídeo mostra o animal se movendo enrolado ao fio. Foi a primeira vez que uma situação do tipo ocorreu no local.

"Algumas pessoas ficaram com receio. O maior receio de outras pessoas, como eu, era de que ela caísse e entrasse na casa de alguém", explica.

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar foi acionado para buscar a cobra no quartel. A PM disse que houve um número maior de resgates neste final de semana. A média é de dez por dia. Somente no sábado foram 19 pássaros, três papais, dois saruês e uma cobra.
A recomendação é que a população nunca aja sozinha. Quem encontrar animais silvestres deve ligar para os números 190, 3910-1966 ou 9969-3328.
Características
A jiboia é um animal não peçonhento que, assim como a sucuri, mata as presas por constrição - ela envolve pequenos mamíferos, inclusive pequenos filhotes de cães, aves e roedores, para sufocá-los e depois comê-los. A espécie vive em média 20 anos, pode atingir três metros de comprimento e chega a pesar 15 quilos. O bicho costuma viver em árvores de matas fechadas e úmidas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas