Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Injúria racial: funcionária de pizzaria depõe contra Wassef

Duas testemunhas ouvidas pela Polícia Civil confirmaram versão da vítima, que relatou ter sido chamada de 'macaca'

A atendente de uma pizzaria, em Brasília, reafirmou em depoimento à Polícia Civil, nesta quinta-feira (12), que foi vítima de injúria racial praticada por Frederick Wassef, ex-advogado da família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Duas testemunhas ouvidas durante a tarde confirmaram a versão da funcionária.

A mulher, que preferiu não dar entrevista, esteve na 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul, que investiga o caso. Ela relatou que foi chamada de "macaca" após Wassef reclamar que a pizza "não estava boa". Segundo a atendente, o crime ocorreu no último domingo (8), em uma loja da Pizza Hut.

Leia também

Por volta das 20h, Frederick Wassef esteve na 5ª Delegacia de Polícia, no centro da capital, e registrou uma ocorrência por denunciação caluniosa. Ele nega o relato da mulher. De acordo com o advogado, "tudo que foi dito pela funcionária são mentiras e calúnias".

O advogado disse ainda que é "vítima de uma farsa e armação montada". Ele afirmou que o caso visa "futura ação indenizatória para ganhar dinheiro".

Segundo Wassef, "o Brasil foi induzido em erro e enganado por uma fraude que diz que eu chamei de negra e macaca e que eu não queria ser atendido por ela". O advogado disse que a mulher "mentiu deliberadamente, orientada, treinada e instruída por terceiros que, inclusive, patrocinaram esta fraude".

Análise das câmeras de segurança

O delegado responsável pelo caso, Marcelo Portela, informou que a Polícia Civil vai analisar as câmeras de segurança da pizzaria, para confirmar a presença e a conduta de Frederick Wassef.

"Somente a partir da junção de todos os elementos poderemos chegar a alguma convicção", disse o delegado.

Injúrias frequentes

De acordo com o relato feito pela atendente, que consta do boletim de ocorrência, Wassef "é um cliente frequente do estabelecimento, porém é conhecido por se tratar de uma pessoa arrogante e que destrata os funcionários".

Ela contou à polícia que, em outubro, o advogado já tinha feito agressões verbais dizendo ofensas como: "não quero ser atendido por você, você é negra e tem cara de sonsa e não vai saber anotar o meu pedido".

Ainda de acordo com os relatos da atendente, "com o intuito de explicar os tamanhos das pizzas, lhe mostrou as caixas vazias como mostruário. Neste momento, Frederick jogou a caixa ao chão e disse para ela pegar. A vítima contou que ficou constrangida e se sentindo muito humilhada, mas pegou a caixa e se retirou", diz o boletim de ocorrência registrado pela mulher.

Funcionária tentou evitar Wassef

Ainda de acordo com os relatos, quando a atendente viu Wassef chegar, no último domingo, dia do caso que resultou no registro da queixa, ela falou para o gerente da pizzaria que não queria atendê-lo. Na ocorrência, o gerente contou aos policiais que, sabendo do problema anterior, deixou a funcionária no caixa.

A vítima, então, conta que foi ofendida no caixa. Ela afirmou aos investigadores que o advogado perguntou se a mulher teria comido a pizza e ela respondeu que não. Com a negativa, de acordo com o boletim de ocorrência, Wassef teria dito em voz alta: "Você é uma macaca! Você come o que te derem."

Por meio de nota, o advogado do grupo Pizza Hut, Bernardo Fenelon, informou que acompanhou a vítima no momento do registro da ocorrência policial (leia íntegra da nota mais abaixo). De acordo com ele, "os fatos são inaceitáveis" e a cliente "espera que a justiça seja feita".

Racismo e injúria racial

De acordo com a legislação brasileira, o crime de racismo é aplicado quando a ofensa discriminatória é contra um grupo ou coletividade. Por exemplo, impedir que negros tenham acesso a estabelecimento comercial privado.

Já com base no Código Penal, injúria racial se refere a ofensa à dignidade ou decoro, utilizando palavra depreciativa referente a raça e cor com a intenção de ofender a honra da vítima.

Leia íntegra da nota de Frederick Wassef

"Tudo que foi dito pela funcionária do Pizza Hut são mentiras e calúnias contra minha pessoa. Sou vítima de uma farsa e armação montada. Sou vítima de denunciação caluniosa que foi organizada sob orientação de terceiros, visando futura ação indenizatória para ganhar dinheiro através desta fraude arquitetada.

Não chamei ninguém de macaco. A funcionária não é negra e mentiu, afirmando que eu a chamei de negra e por isso não queria ser atendido por ela. Foi fazer um boletim de ocorrência três dias após o fato narrado, levou fotógrafo para tirar sua foto na delegacia fazendo o B.O [boletim de ocorrência] e divulgou para a imprensa imediatamente.

Existem seguranças na porta do Pizza Hut, a poucos metros ao lado da pizzaria, que ali ficam permanentemente para fazer o protocolo da Covid 19, na entrada do shopping. Se fosse verdade o que a funcionária afirmou falsamente, teriam me prendido em flagrante e filmado com celulares. Outra mentira é que outros funcionários teriam testemunhado o narrado por ela. Ela estava sozinha no caixa e ninguém estava perto. Apenas parei no caixa para pagar a conta e fui embora. Vou comunicar a polícia deste crime de denunciação caluniosa do qual fui vítima."

Leia íntegra da nota da Pizza Hut

"Em razão dos recentes episódios de agressões verbais e físicas, bem como de discriminação racial/social, ocorridos na unidade da Pizza Hut localizada no Píer 21, em Brasília, por parte de um cliente contra funcionários da loja, a Pizza Hut Brasil vem a público manifestar seu absoluto repúdio aos fatos ocorridos e seu apoio aos funcionários agredidos e ao franqueado da referida unidade.

A Pizza Hut Brasil vem dando todo o suporte para os colaboradores e parceiros agredidos para que os mesmos façam valer os seus direitos e para que sejam tomadas as medidas necessárias para evitar que tais atos se repitam, entre as quais a comunicação dos fatos para as autoridades competentes mediante o registro de um boletim de ocorrência contra o agressor."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas