
São Paulo — A fumaça que se dissipou do enorme incêndio que atingiu o Shopping 25, no Brás, centro de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30/10), fez com que comerciantes no entorno colocassem máscaras para continuar trabalhando — alguns, inclusive, começaram a vender o produto por causa da procura.
Na rua Barão de Ladário, local do incêndio, diversas pessoas, entre comerciantes, curiosos e até agentes de segurança, como policiais e guardas civis, protegiam o rosto, devido à dificuldade para respirar.
Leia também
Funcionária há quatro anos de uma loja de enxovais, Ariane Souza Tenório, de 28 anos, disse que quando chegou ao trabalho, por volta de 6h20, a rua já estava bloqueada.
Assim como as demais funcionárias da loja, ela recorreu à máscara para seguir trabalhando. No entanto, o incêndio afetou a circulação de clientes, afirmou.
Também de máscara, o vendedor de bebidas José Alves, de 55 anos, começou a acompanhar o incêndio pela televisão. “Muitos não conseguiram tirar todas as mercadorias [do shopping]”, disse.
Segundo José, só é possível trabalhar com a proteção no rosto. “Esse desastre aí. A fumaça é muito intensa, então não dá para arriscar.”
Em uma região conhecida pelo comércio, houve quem aproveitasse a demanda para vender as máscaras. João Paulo, de 40 anos, disse que “vende de tudo” e aproveitou a ocasião.
Ele disse ter vendido três caixas apenas na manhã desta quarta-feira, um faturamento aproximado de R$ 150. “É questão de saúde.”
Fogo controlado
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado no início da tarde desta quarta e não há mais possibilidade de se propagar para as edificações vizinhas. Os bombeiros, no entanto, seguem combatendo focos no interior do shopping.
O incêndio de grandes proporções no Shopping 25 na região do Brás, no centro de São Paulo, por volta das 5h30 desta quarta-feira, atingiu cerca de 200 pequenas lojas. Segundo a Prefeitura de São Paulo, três pessoas foram encaminhadas a atendimento médico por inalação de fumaça.
A Defesa Civil informou que o fogo resultou no desabamento do telhado, mas não há risco de colapso total da estrutura.
O centro comercial fica na Rua Barão de Ladário, no número 300. A rua é um centro de comércio muito movimentado durante a manhã no Brás. A rua é bem próximo da chamada “feira da madrugada”.
Ao todo, 24 viaturas e 76 bombeiros atuaram no local. A Defesa Civil do município também foi acionada.
Ruas bloqueadas
Pontos de bloqueios foram posicionados nas ruas próximas ao incêndio. Há interdições nos cruzamentos da rua do estabelecimento com as ruas Oriente e João Teodoro, também na rua Júlio Ribeiro com rua Miller e com rua Monsenhor de Andrade e na Avenida do Estado com a rua São Caetano.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que o desvio está sendo feito pela rua Oriente, rua Rubino de Oliveira, seguindo pela Avenida Celso Garcia. É recomendado que motoristas evitem a região.
Linhas de ônibus no centro
O fogo também alterou o trajeto de 13 linhas de ônibus (veja lista abaixo) na região central. A SPTrans informou que as rotas estão sendo desviadas desde as 6h30 desta quarta-feira (30/10).
O shopping incendiado fica próximo à chamada “feira da madrugada” e muitos de seus visitantes frequentam o centro atingido.
Linhas afetadas:
174M/10 Vila Sabrina – Museu do Ipiranga
2105/10 Jardim Filhos da Terra – Largo da Concórdia
2123/10 Vila Medeiros – Liberdade
2127/10 Parque Edu Chaves – Liberdade
2161/10 Parque Edu Chaves – Praça do Correio
701A/10 Parque Edu Chaves- Metrô Vila Madalena
119C/10 Parque Edu Chaves – Terminal Princesa Isabel
271F/10 Center Norte – Metrô Belém
272N/10 Parque Novo Mundo – Parque Dom Pedro II
172U/10 Cem. Parque dos Pinheiros – Mooca
311C/10 Parque São Lucas – Bom Retiro
5144/10 Terminal Sapopemba -Terminal Princesa Isabel
407A/10 Shop. Aricanduva – Lgo. da Concórdia
Desvio no sentido Centro: Normal até a Rua Barão de Ladário, Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, Av. Rangel Pestana, Largo da Concórdia, Rua do Gasômetro, prosseguindo normal.
Segundo incêndio em uma semana
Esta foi a segunda vez na semana que um incêndio atinge a região. Na manhã do último domingo (27/10), um prédio comercial no Brás, localizado na Rua Dr. João Alves de Lima, pegou fogo e chegou a apresentar risco de colapso estrutural, segundo o Corpo de Bombeiros. Não houve vítimas.
Os bombeiros foram chamados para atender a uma ocorrência no prédio às 8h47 do domingo. De acordo com a corporação, o fogo se concentrou no último pavimento do edifício.
Por volta das 20h10 do mesmo dia, o fogo já havia sido extinto.
Veja a matéria completa em Metrópoles