Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Incêndio do Hospital Badim: 8 pessoas são indiciadas por homicídio doloso

Incêndio ocorreu em setembro de 2019. Segundo a investigação, obras estavam irregulares

A Polícia Civil indiciou oito pessoas pelo incêndio do hospital Badim, na Tijuca, Zona Norte do Rio, em setembro de 2019. Elas vão responder por homicídio doloso qualificado e pelo crime de incêndio. A investigação apontou obras irregulares, sistema de prevenção de incêndio com defeito e um plano de evacuação que não funcionou.

Foram indiciados:

Leia também

  • Marcelo Vieira Dibo e Virginia de Figueiredo Marques - diretores do Hospital Badim.
  • Norbert Bieberle - responsável pela engenharia civil da unidade
  • Alberto Drumond Roca - engenheiro de segurança do trabalho
  • Lucia de Cassía dos Reis Batista - engenheira coordenadora do setor de manutenção do hospital
  • Marcia Regina Pereira da Rocha - chefe do setor de arquitetura do Badim
  • Jorge Luiz Buneder e João Luiz Buneder, diretores da empresa Stemac - responsável pela construção e manutenção do gerador

Cada indiciado vai responder 15 vezes por homicídio doloso qualificado - um crime hediondo, mais duas vezes por homicídio, além do crime de incêndio.

Segundo a Polícia Civil, o incêndio causou a morte de 17 pessoas. O hospital fala em 13 mortes em decorrência do incêndio e mais 9 que estavam internados no dia e que morreram por causas não-relacionadas ao evento.

A perícia realizada após o incêndio mostra que o fogo começou no gerador da unidade e que os tanques de armazenamento estavam instalados em desacordo com as normas vigentes.

Nenhuma das vítimas morreu por queimaduras. A maioria morreu por inalação de fumaça e por complicações pelo desligamento de aparelhos devido à falta de energia no prédio.

Segundo peritos, o incêndio do hospital particular começou por volta das 18h30, com um curto-circuito no gerador de energia, no subsolo do prédio 1. A fumaça rapidamente se expandiu para outros andares, inclusive o do CTI. No dia do incêndio, 103 pessoas estavam internadas na unidade.

Segundo a polícia, esse gerador foi instalado num lugar sem proteção. Ele deveria estar dentro de um compartimento que pudesse resistir ao fogo.

O subsolo tinha sido projetado pra ser uma garagem. Nos fundos havia prismas de ventilação - que funcionavam como uma espécie de chaminé - permitindo que os gases tóxicos e poluentes emitidos pelos veículos seguissem até uma área aberta.

Mas, segundo a investigação, foram realizadas obras irregulares no local, que atenderam critérios de conforto, mas não levaram em consideração a segurança, na mesma proporção.

Um outro estacionamento - localizado três pavimentos acima - passou a ser o novo Centro de Tratamento Intensivo.

De acordo com o inquérito, o CTI foi adaptado de forma errônea em relação ao que determina as normas técnicas de engenharia e arquitetura.

As saídas do gases poluentes foram bloqueadas, mas fechadas com uma estrutra de drywall - uma espécie de gesso acartonado- não resistente ao fogo.

O inquérito diz ainda que as paredes de drywall foram erguidas até um forro e não de laje a laje - o que teria permitido a ascensão da fumaça tóxica durante o incêndio.

A maioria dos pacientes que morreram estava neste CTI.

Sem regularização

A construção não tinha sido regularizada no Corpo de Bombeiros. O hospital deveria ter adequado todos os projetos para ter as licenças de funcionamento necessárias à sua operação.

Os investigadores concluíram também que a tragédia poderia ter sido menor se as medidas protetivas e preventivas contra incêndios tivessem funcionado: alarmes não soaram. Os sprinklers - pequenos chuveiros automáticos instalados no teto - não soltaram água.

E, segundo a polícia, houve algo ainda mais grave: o plano de evacuação do Hospital Badim não funcionou.

Somente funcionários dos pavimentos próximos ao subsolo tomavam conhecimento prévio do incêndio. Enquanto pacientes e funcionários dos andares superiores nada sabiam, o tempo transcorria e em consequência a fumaça se espalhava pelas passagens dos dutos.

O Hospital Badim informou que lamenta as perdas no incêndio e que vem se empenhando pra minimizar o impacto causado às famílias, já tendo firmado 13 acordos.

O hospital disse também que confia em uma melhor análise do Ministério Público e prestará todos os esclarecimentos após ter acesso ao inquérito.

A empresa Stemac informou que não vai comentar o caso porque também não teve acesso ao inquérito.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas