Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Incêndio atinge shopping no Brás, no Centro de São Paulo

Pelo menos 24 viaturas e 76 bombeiros foram enviados para tentar conter chamas no Shopping 25 de Março


			
				Incêndio atinge shopping no Brás, no Centro de São Paulo
Incêndio atinge shopping na região do Brás. Reprodução/TV Globo

Um incêndio atingiu o Shopping 25 de Março, na Rua Barão de Ladário, no Brás, Centro de São Paulo. O fogo teve início por volta das 6h40 desta quarta-feira (30), segundo o Corpo de Bombeiros, e não havia sido controlado até por volta de 10h45.

Pelo menos 24 viaturas da corporação e 76 bombeiros foram ao local para tentar controlar as chamas. Do lado de fora do shopping saía uma fumaça escura de mais de 150 metros de altura. Parte do teto do shopping desabou por volta das 8h.

Leia também

Segundo a Defesa Civil, as chamas tomaram conta do 2º pavimento do edifício, e as equipes estão realizando combate externo e interno, com foco no 1º andar. O prédio vizinho também foi evacuado. Até a última atualização da reportagem, o fogo não estava se espalhando para outras áreas.

"Estima-se que cerca de 200 pequenas lojas tenham sido atingidas pelo incêndio, que resultou no colapso do telhado. Entretanto, a Defesa Civil informa que não há risco de colapso estrutural total da edificação", informou a Defesa Civil em nota.

Três pessoas inalaram de fumaça e foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do Hospital do Tatuapé, na Zona Leste. Uma delas é uma funcionária de uma das lojas do shopping, que foi encontrada desacordada na calçada. Ela está em observação, e seu estado de saúde é estável.

Testemunhas contaram que as pessoas conseguiram sair antes que as chamas se propagassem.

As causas do fogo ainda não foram esclarecidas pelas autoridades. Lojistas contaram à TV Globo que o shopping ficou sem energia elétrica na tarde de terça (29). Ainda não há confirmação dos bombeiros se há relação entre a falta de luz e o incêndio.

A Enel desligou a rede da área afetada para eliminar risco elétrico. A concessionária ainda disse que "não recebeu nenhum acionamento referente a falta de luz na rua, durante a madrugada e noite de ontem".

Segundo o capitão Maycon Cristo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o incêndio é de grandes proporções e atinge uma área de 18 mil metros quadrados.

"É um comércio popular que tem muita carga de incêndio, muito material combustível para ser consumido por esse incêndio. A nossa preocupação neste momento é que o incêndio não se propague para as edificações vizinhas [...] A edificação, lógico, está toda tomada pelo incêndio, existe a possibilidade de colapso. Ainda não percebemos sinais de colapso, mas essa possibilidade existe num incêndio dessa proporção, por isso que o nosso combate está sendo realizado de maneira externa", explicou o capitão.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do shopping venceu em agosto. “[Sem o AVCB] poderia estar funcionando apenas em fase de regularização. Não é o caso de se fechar imediato quando não se tem AVCB. [O prédio precisaria ter bombeiro civil] durante o horário de funcionamento”, informou.

Vídeos gravados por lojistas mostram bombeiros civis do shopping pegando mangueiras para tentar apagar as chamas.

"A Sabesp foi acionada, esteve no local e constatou que não houve desabastecimento de água no local para controle das chamas. Hidrantes em bom funcionamento e com boa vazão de água", informou o governo estadual em nota.

O g1 tenta entrar em contato com a administração do Shopping 25 de Março para comentar o assunto.

Ruas interditadas e linhas de ônibus desviadas

Algumas ruas da região foram interditadas pela Polícia Militar (PM) para facilitar o trabalho dos bombeiros no combate às chamas. Ao menos sete linhas de ônibus foram desviadas pela SPTrans para não passarem pela região onde ocorre o incêndio.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que há pontos de bloqueios nos seguintes cruzamentos:

  • Rua Barão de Ladário com as ruas Oriente e João Teodoro;
  • Rua Júlio Ribeiro com a Rua Muller;
  • Rua João Teodoro com a Rua Monsenhor de Andrade;
  • Av. do Estado com a Rua São Caetano.

O desvio é feito pela Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, seguindo pela Avenida Celso Garcia. A companhia recomenda que os motoristas evitem a região.

A Rua Barão de Ladário é conhecida como um tradicional centro de comércio popular. Muitas pessoas costumam ir ao local para comprar e trabalhar na região. A via é próxima da chamada "feira da madrugada”.

Esse é o segundo incêndio na região do Brás nessa semana. No domingo (27), outro incêndio atingiu um galpão de compras na região, que ficou completamente destruído na rua Doutor João Alves de Lima.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X