Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Homem com severas cicatrizes mostra resultado de peeling de fenol

Peeling de fenol voltou a viralizar nas redes sociais devido às promessas de revolucionar a pele; entenda os riscos do procedimento

Um brasileiro viralizou nas redes sociais ao mostrar, por meio de um vídeo no TikTok, a evolução da própria pele após realizar um peeling de fenol. A filmagem, com mais de 23 milhões de visualizações até o momento, exibe imagens do rosto de João Castro nos 18 primeiros dias de procedimento. A publicação causou espanto na web.

Nas primeiras cenas, é possível ver João com severas cicatrizes de acne no rosto. Em seguida, o homem aparece com os olhos inchados e com a pele cheia de feridas em razão da intervenção estética. A face dele fica cada vez mais avermelhada e sensível, até o peeling começar a surtir efeito.

Leia também

Pouco a pouco, João Castro exibe uma cútis totalmente diferente, sem manchas e linhas de expressão. O resultado chocou os internautas, que se assustaram com as etapas do procedimento. “Deu para ver que funciona, mas parece ser um procedimento bem doloroso”, comentou um seguidor do rapaz.

“Faz com a pessoa acordada?”, indagou outro. Um terceiro usuário ainda declarou: “Eu não teria coragem”.

Embora não seja uma novidade na indústria da beleza, o peeling de fenol ganhou destaque nos últimos anos. O motivo está na eficácia do procedimento, que diminui rugas, cicatrizes, manchas e flacidez, mas oferece um pós delicado. A técnica elimina sinais que não desaparecem com intervenções estéticas populares, a exemplo do botox.

Riscos

Em entrevista anterior à coluna Claudia Meireles, a dermatologista Luanna Caires Portela explicou que o peeling de fenol é bastante agressivo. Por isso, ele deve ser executado no hospital — principalmente quando o procedimento é realizado sem modificações na fórmula do ácido —, com anestesia.

“Como ele atinge a camada mais profunda da pele, exames prévios devem ser realizados somente por médico, em centro cirúrgico. Porém, existem versões do peeling de fenol modificadas em que o pós é menos doloroso. No entanto, o resultado também é menor”, esclareceu a profissional.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o especialista Gustavo Carneiro Nogueira acrescentou que a versão modificada do ácido eleva a segurança do tratamento e garante resultados mais personalizados. “Ela nos possibilita variar as concentrações da fórmula para atingir a profundidade desejada”, elucidou.

O tempo de cicatrização do peeling de fenol varia de nove a 14 dias, e a pele fica avermelhada por algumas semanas, como no caso de João Castro. Como a técnica é agressiva, determinados efeitos colaterais podem causar incômodo, a exemplo de dores internas e dificuldade em abrir os olhos.

A intervenção ainda exige disciplina do paciente, que deve seguir à risca diversas recomendações depois do procedimento para evitar infecções. A recuperação completa do rosto, vale ressaltar, pode levar até um ano e meio.

Contraindicações

Segundo os dermatologistas, o peeling de fenol é indicado para peles mais claras. O método pode ser feito em todo o rosto, em centro cirúrgico, ou em áreas específicas, como ao redor dos olhos e da boca, em consultório médico.

Assim como boa parte dos procedimentos estéticos, o peeling tem contraindicações. De acordo com Luanna Caires, o método não é recomendado para pacientes com:

Doenças autoimunes graves, cardíacas, renais e hepáticas;

Fototipo alto;

Propensão a cicatrizes queloidianas;

Diabetes não controlada;

Gravidez detectada ou em processo de aleitamento;

Infecções ou lesões recentes sobre a cútis;

Estresse físico ou mental grave.

“O peeling de fenol clássico é um dos procedimentos que proporciona resultado mais expressivo no rejuvenescimento e na melhora da textura da pele. No entanto, para quem prefere tratamentos menos invasivos, excelentes resultados também podem ser obtidos com outras tecnologias”, concluiu a dermatologista.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas