Hamilton Mourão é eleito senador pelo Rio Grande do Sul

Em segundo lugar na disputa, ficou o ex-governador do estado Olívio Dutra (PT)

Hamilton Mourão (Republicanos) foi eleito para uma cadeira no Senado Federal, pelo estado do Rio Grande do Sul. Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). Em segundo lugar na disputa, ficou o ex-governador do estado Olívio Dutra (PT).

Antônio Hamilton Martins Mourão nasceu em 15/08/1953, em Porto Alegre (RS). Ingressou no Exército Brasileiro em fevereiro de 1972 na Academia Militar das Agulhas Negras. Graduou-se em Ciência Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Ao longo de 46 anos como militar, exerceu funções típicas de oficial e desempenhou o cargo de comandante do 27º Grupo de Artilharia de Campanha, em Ijuí, Rio Grande do Sul, no triênio 1998 – 2000.

No exterior, cumpriu Missão de Paz em Angola e foi adido militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Após deixar o serviço ativo, em fevereiro de 2018, Mourão assumiu a presidência do Clube Militar, no Rio de Janeiro, condição na qual permaneceu até iniciar a participação no processo eleitoral de 2018 como vice-presidente da República, ao lado de Jair Bolsonaro.