Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Governo brasileiro investiga 12 casos suspeitos de gripe aviária

Um dos casos suspeitos é em planta comercial – um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO)


			
				Governo brasileiro investiga 12 casos suspeitos de gripe aviária
Doze casos suspeitos de gripe aviária estão sendo investigados no país. Paula Bronstein/Getty Image

O Brasil está investigando 12 casos suspeitos de gripe aviária, de acordo com o balanço mais recente divulgado nesta segunda-feira (26/5) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com a última atualização da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, às 8h30 desta segunda, as investigações estão em andamento com coletas de amostras e ainda sem resultados laboratoriais conclusivos.

Leia também

Até a tarde do último domingo (25/6), segundo o Mapa, eram 18 casos em investigação.

O governo brasileiro informou que um caso suspeito de gripe aviária é em planta comercial – um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO). O caso em uma granja de Ipumirim (SC) já foi descartado.

Também foi descartada a possibilidade de gripe aviária nos casos envolvendo os municípios de Abel Figueiredo (PA), Angélica (MS), Barro Alto (GO), Capela de Santana (RS), Concórdia (SC), Gaurama (RS) e Jardim (MS).

Permanecem sob análise os casos suspeitos em Triunfo (RS), Aurelino Leal (BA), Eldorado do Carajás (PA), Salitre (CE) e Quixadá (CE).

Em relação às suspeitas envolvendo aves silvestres, foram descartados os casos registrados em Castelo (ES), Jaguari (RS) e Porto Alegre (RS). Seguem sob análise os municípios de Canoas (RS), Armação de Buzios (RJ), Mateus Leme (MG), Belo Horizonte (MG), Ilhéus (BA), e Icapuí (CE).

Gripe aviária no Brasil

Esse tipo de investigação é corriqueiro no sistema de defesa agropecuária do Brasil, esclarece o Mapa. A gripe aviária é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária do país.

De acordo com o governo federal, produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais profissionais envolvidos com a criação de animais devem notificar os casos suspeitos ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Desde maio de 2023, quando foi detectado o primeiro caso em ave silvestre, o Brasil já fez mais de 2,5 mil investigações de suspeitas de gripe aviária.

Até agora, o país tem apenas um caso confirmado de gripe aviária H5N1 em seu sistema de avicultura comercial. Ele foi detectado em uma granja na cidade de Montenegro, região metropolitana de Porto Alegre.

Na última quinta-feira (22/5), o governo federal informou o início da contagem de 28 dias para que o Brasil possa se declarar livre da gripe aviária. Caso não haja novos casos nesse período, o país retomará seu status sanitário internacional. Até o momento, mais de 60 países restringiram a compra de carnes de frango e subprodutos de aves do Brasil.

O país já registrou 168 casos da doença em animais silvestres, dos quais 164 em aves silvestres e quatro em leões-marinhos. Houve três focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e um em produção comercial.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X