Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Goiano que superou câncer cinco vezes e teve perna esquerda amputada chega à base do Everest: 'Realização'

João Saci, como é conhecido, caminhou por sete dias e chegou a cerca de 5 mil metros de altitude. Influenciador treinou por cerca de dois anos se preparando para o desafio

Aos 38 anos, João Carlos Rodovalho Costa, conhecido como João Saci, chegou à base do Everest. O palestrante e atleta caminhou cerca de 50 km de subida para atingir o objetivo. Ele teve a perna esquerda amputada há cerca de 20 anos, por causa de um câncer no joelho, e parte do pulmão retirado, devido a outro. Durante toda a vida, ele venceu cinco tumores e está em remissão desde dezembro de 2016.

Treinado pela vida em superação e resiliência, ele contou que a conquista foi resultado de cerca de dois anos de muita dedicação e comemora a vitória após voltar a Goiânia, na segunda-feira (25).

Leia também

"É difícil descrever a alegria, a felicidade, a realização. Não só em superar o câncer e a amputação, mas a conquista de um desafio pessoal para chegar a esse objetivo", contou.

João disse que começou a planejar a viagem em 2019, quando viu que um amigo tinha feito o passeio. À época, ele queria um desafio diferente.

O atleta já praticava natação e conquistou várias medalhas em competições pelo esporte. Anos depois, passou a se dedicar ao crossfit, mas não sabia como o corpo iria responder a um treinamento para horas de caminhada em ângulo de subida.

"Vi um desafio bacana de se fazer e treinar para isso. Veio a pandemia, que adiou o projeto, mas continuei treinando em casa. Fiz crossfit, musculação, uma fisioterapia de repadronização - específica para esse objetivo", explicou.

No último dia 6 de abril, João saiu de Goiânia em direção ao Nepal, onde chegou após dois dias de viagem. A aventura, no entanto, teve início no dia 10, quando começou a caminhada.

"Foram cerca de sete dias caminhando em torno de seis horas por dia, de vilarejo em vilarejo. Chegamos a 3 mil metros de altitude e paramos para aclimatar. Depois continuamos até chegarmos a 5 mil. Nunca tinha estado em locais tão altos. A respiração fica pesada por causa da falta de oxigenação, mas o corpo estava respondendo super bem", descreveu.

Ao falar da experiência, o atleta descreveu um momento de muita emoção, quando chegou a uma área de homenagens às pessoas que morreram no Himalaia.

"Lembrei muito das pessoas que eu inspirei na luta contra o câncer, mas que não estão mais aqui. Lembrei do meu avô, que faleceu dez dias antes da minha viagem. Foi um momento de emoção muito forte", disse.

A chegada à base do Everest aconteceu no último dia 17. Nas redes sociais, João comemorou a conquista e escreveu sobre atingir objetivos e ver o impacto das conquistas pessoais naqueles à sua volta:

"O propósito é muito maior que um feito pessoal. É sobre inspirar pessoas, é sobre ser uma fator de soma na vida de quem você convive. Nós precisamos de bons exemplos, eu preciso de bons exemplos e o mundo precisa cada vez [mais] disso".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas