Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Fiéis sofrem ardência, reação alérgica e queimadura de 2º grau após contato com cinzas

Arquidiocese de Sobral afirmou que as reações citadas pelos fiéis já ocorreram algumas em anos anteriores


			
				Fiéis sofrem ardência, reação alérgica e queimadura de 2º grau após contato com cinzas
Mulher afirma que ficou com queimadura de segundo grau após receber cinzas na testa durante missa em igreja de Sobral, no interior do Ceará. Foto: Arquivo pessoal

Fiéis relataram que ficaram com ardência, reação alérgica e até queimadura de 2º grau na testa após participarem da Missa de Cinzas, realizada na Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em Sobral, no interior do Ceará, na última quarta-feira (5).

Segundo as vítimas, as reações na pele ocorreram após o momento em que o padre pega um punhado de cinzas e faz uma cruz na testa dos fiéis. A imposição das cinzas é um ritual da Igreja Católica que simboliza penitência e arrependimento pelos quais as pessoas passarão no período da Quaresma.

Leia também

De acordo uma mulher, que terá a identidade preservada, ela e o marido ficaram com a testa ardendo assim que o padre passou os cinzas.

"Assim que a gente recebeu as cinzas, eu e meu esposo, a gente sentiu que estava ardendo muito, ardendo, como se estivesse queimando mesmo. Meu esposo ainda conseguiu tirar o excesso das cinzas, mas a gente nunca imaginou que iria queimar, nunca passou pela nossa cabeça que isso iria acontecer, então a gente não se preocupou muito", relatou a mulher.

Ainda conforme a vítima, o chegar em casa, ela percebeu a gravidade, um dia depois buscou atendimento em um posto de saúde e foi informada que teve uma queimadura de 2º grau.

"Começou com uma vermelhidão no local, mas eu só vi quando cheguei em casa, quando fui lavar o rosto. No outro dia a gente procurou a paróquia e foi informado que muita gente tinha procurado a igreja, por conta de queimaduras causadas pelas cinzas. Meu marido também ficou com uma marca, mas não foi tão grave como a minha", disse a mulher.

Outros relatos

Um casal que estava na mesma celebração também sentiu a queimadura. Apesar do incômodo, o homem e a mulher só retiraram o produto quando chegaram em casa.

"Assim que colocamos na testa ardeu bastante e doeu um pouco. Acredito que tenha queimado só em peles mais sensíveis", falou a jovem.

O mesmo ocorreu com outra mulher que estava na missa. No caso dessa, o marido chegou a ficar com bolhas na testa.

"A queimadura não foi grande, começou a incomodar logo após a imposição das cinzas. [...] No momento ele me falou que estava sentindo um ardor e não dei importância. No outro dia ficou a marquinha com uma bolha", relatou a mulher, que também terá a identidade preservada.

Uma das pessoas que teve reação na pele entrou em contato com a paróquia e recebeu uma mensagem com orientações de como proceder para cuidar da queimadura.

O g1 procurou a Arquidiocese de Sobral, porém a entidade informou que não iria se manifestar. Apenas informou que as reações citadas pelos fiéis já ocorreram algumas vezes em outras ocasiões, em anos passados, inclusive em outras paróquias. Mesmo assim, o rito aconteceu normalmente como todos os anos.

"Pela manhã, as cinzas foram colocadas sem muita água, e logo a tarde, após a benção das cinzas, ao serem molhadas o rito transcorreu normalmente com a imposição nos fiéis. Por sua vez, após a celebração alguns relataram o desconforto, que não sabemos a causa", disse a Diocese de Sobral.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X