Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Fabricante diz que fará 'estudo adicional' sobre meia dose da vacina de Oxford

Declaração foi feita após empresa admitir que a meia dose da vacina dada a alguns voluntários dos testes ocorreu por engano

O diretor da farmacêutica AstraZeneca afirmou, nesta quinta-feira (26), que a vacina de Oxford contra a Covid-19 deve passar por um "estudo adicional" para reavaliar a eficácia de aplicar uma meia dose combinada com uma dose inteira da imunização. O laboratório desenvolve a vacina em parceria com a universidade.

A afirmação do diretor, Pascal Soriot, foi feita em entrevista à agência de notícias "Bloomberg", três dias depois que a empresa admitiu, na segunda-feira (23), que a meia dose da vacina dada a alguns voluntários dos testes ocorreu por engano.

Leia também

Naquele dia, o vice-presidente executivo de biofarmacêuticos da AstraZeneca, Mene Pangalos, disse que pesquisadores de Oxford haviam feito a primeira aplicação da vacina com metade da quantidade prevista em alguns voluntários.

Pangalos também afirmou que a empresa decidiu continuar com a meia dose e administrar a dose completa de reforço conforme o programado.

No mesmo dia, mais cedo, a AstraZeneca havia anunciado que a combinação da meia dose com uma dose completa da vacina acabou tendo uma eficácia maior na proteção contra a Covid-19, de 90%. Em contrapartida, a eficácia nos participantes que receberam as duas doses completas foi menor, de 62%.

Os cientistas de Oxford não souberam explicar o motivo da diferença.

Na prática, se uma vacina tem 90% de eficácia, isso significa dizer que 90% das pessoas que foram vacinadas ficam protegidas contra aquela doença.

Na entrevista à Bloomberg, o diretor da AstraZeneca disse que "agora que descobrimos o que parece ser uma eficácia melhor, temos que validar isso, então precisamos fazer um estudo adicional".

Ele afirmou que o novo teste será, provavelmente, outro "estudo internacional, mas este poderia ser mais rápido porque sabemos que a eficácia é alta, então precisamos de um número menor de pacientes".

Críticas

Os resultados dos testes da AstraZeneca foram criticados por cientistas nacionais e internacionais, que levantaram vários questionamentos.

No centro das preocupações está o fato de que o resultado mais promissor dos testes, de 90% de eficácia, vem de uma análise de subgrupo - uma técnica que muitos cientistas dizem que pode produzir leituras incorretas.

O assessor científico chefe do programa de vacinas dos Estados Unidos, Moncef Slaoui, disse que ninguém no subgrupo que recebeu a meia dose inicial tinha mais de 55 anos - sugerindo que a eficácia do esquema em pessoas de idade avançada não havia sido comprovada com os dados provisórios.

A transparência da empresa também foi criticada.

"A meia dose foi um erro, e pior, foi dada apenas para voluntários jovens. A empresa tentou encobrir o fato", escreveu a microbiologista brasileira Natália Pasternak em uma rede social.

Além disso, Oxford/AstraZeneca não divulgaram partes importantes do estudo, como o número de casos de Covid-19 no grupo que teve 90% de eficácia, apontou a epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin de Vacinas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas