Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Ex-diretor de presídio cobrava R$ 50 mil para detento não ser transferido em BH

Rodrigo Malaquias foi alvo de operação nesta quinta em MG; ele e mais 2 foram presos.

O relatório da investigação responsável pela Operação Alegria, realizada na manhã desta quinta-feira (8), aponta que o ex-diretor do complexo penitenciário Nelson Hungria, Rodrigo Malaquias, era o principal alvo e articulador do esquema de corrupção. Ele cobrava R$ 50 mil para que os detentos não fossem transferidos do presídio.

Rodrigo Malaquias foi preso no apartamento dele, uma cobertura no Barreiro, e levado para a sede da Polícia Federal. Os agentes apreenderam documentos e também um carro e uma moto de luxo no endereço.

Leia também

A força integrada de combate ao crime organizado de Minas Gerais cumpriu, na manhã desta quinta-feira (8), 28 mandados de prisão preventiva e 45 de busca e apreensão em Belo Horizonte e mais 14 cidades do estado. A operação, que reuniu policiais federais e do estado, foi realizada para combater organização criminosa que se instalou em unidades prisionais do estado.

O advogado Fábio Piló, que já foi presidente da Comissão de Assuntos Carcerários da OAB, também foi preso por envolvimento no esquema. Segundo investigações, ele teria enviado um áudio ao ex-diretor da penitenciária após um preso ser baleado por um policial penal. "A meta é sumir com este cara", disse, fazendo referência ao policial. Malaquias respondeu: "Piló, cauterlamente, ele está afastado. Cabê, acabou". (Veja mais detalhes de negociações no vídeo)

Outro preso envolvido no esquema é o delegado Leonardo Estevam Lopes. Ele teria negociado uma transferência de preso com uma advogada. A transferência não aconteceu. Mas a participação do delegado foi o bastante para que ele fosse enquadrado no crime de corrupção passiva.

O que dizem os envolvidos

O advogado de Rodrigo Clemente Malaquias, Leandro Martins, disse que vai se manifestar após ter conhecimento dos autos do inquérito.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) falou que não compactua com os desvios de conduta de seus servidores e tem atuado, com prioridade e dentro do que prevê a lei, no combate a ações criminosas. "Os profissionais presos nesta manhã não conjugam dos valores dos mais de 17 mil servidores que, diariamente, possuem a missão de custódia e ressocialização de cerca de 60 mil internos em Minas."

Segundo a Sejusp, Rodrigo Clemente Malaquias exerceu a função de diretor-geral da Penitenciária de Contagem I (Nelson Hungria) entre 22/12/2017 e 18/06/2020, quando foi destituído do cargo de chefia. "Policial penal de carreira, Rodrigo Malaquias encontra-se atualmente em usufruto de férias regulamentares sem alocação em unidade específica", disse a pasta.

Em nota, a OAB disse soube, na manhã desta quinta, da operação envolvendo a suposta participação de advogados. "A OAB/MG repudia veemente todos os atos de corrupção e está acompanhando a operação. Já foi determinada a instauração de processo administrativo e, caso fique comprovada a participação de advogados, a Seccional Mineira aplicará todas as sanções cabíveis.

A Polícia Civil foi questionada sobre a investigação de atuação do delegado na ativa Leonardo Estevam Lopes no esquema, mas respondeu apenas o seguinte: "A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) manifesta que, por meio da Ficco, realizou as investigações que culminaram na Operação Alegria, em conjunto com a PF, Depen Federal e Depen Estadual. A Corregedoria da PCMG participou do cumprimento dos mandados. Quatro policiais penais e um delegado da PCMG foram presos. A PCMG não confirma nomes, em obediência à Lei de Abuso de Autoridade".

O advogado, Fernando Magalhães, que faz a defesa dos advogados Fábio Piló e Luis Astolfo Sales Bueno disse que provará nos autos que a prisão de ambos é contrária a todos os preceitos legais. "Buscavam a tempo tratativas para oferecer esclarecimentos que envolvem os mais altos cargos afetos à gestão governamental em especial a Secretaria de Segurança Pública. Diante de tal, ficamos estarrecido mas permanecemos confiantes na justiça. Buscaremos a breve solução. Cremos ainda que a OAB-MG e Federal não silenciará diante dos fatos e preservará o direto de seus assistidos".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas