Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Estado de SP tem aumento de 61% na média diária de mortes por Covid em 14 dias

Alta ainda pode ser reflexo de dados represados durante os feriados prolongados de Natal e Ano Novo

O estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira (8) um aumento de 61% na média diária de mortes por Covid-19 em relação ao registrado há 14 dias. O total de óbitos desde o início da pandemia ultrapassou a marca de 48 mil.

A média móvel de mortes diárias, que considera os registros dos últimos sete dias, é de 179 nesta sexta. O valor era de 111 no dia 26 de dezembro. O aumento de 61% nas mortes em 14 dias aponta tendência de alta da epidemia, segundo critério de especialistas. O indicador da média móvel voltou a ficar acima de 140 desde o dia 1º de janeiro.

Leia também

Parte da alta nos registros nesta sexta ainda pode ser reflexo de dados represados durante os feriados prolongados de Natal e Ano Novo.

Nesta sexta, o governo de São Paulo reclassificou quatro regiões do estado para a fase laranja do plano da quarentena devido à piora de indicadores de saúde, mas alterou as regras para adotar medidas mais permissivas para as atividades econômicas nesta fase.

Durante a coletiva de imprensa, o governo apresentou dados parciais de um aumento de 34% na média de mortes e de 30% na média de casos nesta semana epidemiológica em comparação à semana anterior. No entanto, ainda faltam dados do sábado (9) para que a semana epidemiológica se encerre e a comparação possa ser feita com precisão.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registradas 261 novos óbitos por coronavíus nas últimas 24 horas, elevando o total para 48.029. Já o total de casos confirmados da doença subiu para 1.528.952, considerando os 13.794 novos registros nas últimas 24 horas.

Os novos registros não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para outro, mas que foram contabilizados no sistema neste período. As notificações costumam ser menores aos finais de semana e feriados, quando as equipes de saúde trabalham em esquema de plantão.

A média móvel diária de casos é de 8.966 nesta sexta. O valor é 60% maior que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de alta.

Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:

261 novas mortes

13.794 novos casos

Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:

48.029 mortes

1.528.952 casos confirmados

Internações

O total de pacientes internados no estado com suspeita ou confirmação de Covid-19 é de 11.854 nesta sexta, sendo 6.794 em enfermaria e 5.060 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O total de pacientes internados tem se mantido acima de 10 mil desde o início de dezembro de 2020, o que pressiona o sistema de saúde e interfere no atendimento de outras doenças.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em toda rede de saúde, incluindo serviços particulares e públicos, é de 65,5% na Grande São Paulo e 63,3% no estado nesta sexta.

As regiões de Marília, Presidente Prudente e Sorocaba registram taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 74% nesta sexta, o que fez com que fossem para a fase laranja da reclassificação.

Os índices de ocupação variam dia a dia e a central de regulação do estado é responsável por conseguir vagas para pacientes que estão na fila de atendimento.

Nesta quarta (6), alguns hospitais da região metropolitana da capital já registraram ocupação de 100% nos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19.

Na segunda (4), o secretário municipal da Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido, disse que a previsão é a de que haja uma pressão maior por leitos a partir do dia 20 de janeiro. De acordo com o secretário, cerca de 23% dos leitos para Covid-19 dos hospitais públicos municipais estão ocupados com pacientes de outros municípios.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas