Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Entidades religiosas fazem Carta Aberta sobre valores humanos e ambientais

O encontro também reuniu movimentos sociais, entidades não governamentais, representantes do poder público e lideranças indígenas

Cerca de 100 pessoas, entre elas, diferentes organizações religiosas, movimentos sociais, entidades não governamentais, representantes do poder público, lideranças indígenas e pessoas em geral, estiveram reunidas no domingo, 21, para uma conversa aberta sobre a promoção dos valores humanos e ambientais no contexto político e social atual.

O encontro aconteceu em Viamão, Rio Grande do Sul, na sede do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) e reuniu o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC); Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER); Instituto de Estudos da Religião (ISER); Iniciativa das Religiões Unidas (URI); Observatório Transdisciplinar das Religiões de Recife; Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN); Via Zen - Associação Zen-budista do Rio Grande do Sul; Instituto ZEN Maitreya; Tekoá Anhetenguá (Guarani); Assentamento Filhos de Sepé: Grupo Mulheres da Terra; Grupos de Certificação Orgânica Vandana Shiva e Adão Pretto.

Leia também

A iniciativa constitui mais um capítulo de encontros abertos sobre cultura de paz, saúde, educação, auto organização, reencantamento e redes, que acontecem no CEBB desde o ano 2000. "Acreditamos que, especialmente em tempos de acirramentos e tensões, é importante enfatizarmos a continuidade de diálogos abertos entre diferentes pessoas e setores da sociedade, a fim de constituir terreno comum entre as diferentes visões religiosas e não religiosas, filosóficas, científicas, políticas e sociais, que nos guiem à ação a partir de valores e princípios elevados. No movimento do CEBB, esse encontro constitui mais um capítulo de encontros abertos sobre cultura de paz, saúde, educação, auto organização, reencantamento e redes, que acontecem aqui desde o ano 2000", diz a carta.


				
					Entidades religiosas fazem Carta Aberta sobre valores humanos e ambientais
FOTO: Divulgação/CEBB

O primeiro resultado deste encontro foi uma "Carta Aberta sobre Valores Humanos e Ambientais no Brasil", assinada pelas diversas instituições presentes e que sintetiza o pensamento único que precisa ser reforçado. "É muito importante entender que estabelecemos uma rede de ação permanente que na nossa visão, segue diretamente a inspiração de construção das terras puras, auto organização e reencantamento. Nossas ações em rede buscarão desenvolver as visões amplas, valores elevados e ações compassivas naturalmente presentes em cada organização", explica o Lama padma Samten, fundador do CEBB.

Entre alguns pontos, a carta defende a vida humana sustentável e preciosa. "Bem-estar físico, emocional e social. Redes humanas assentadas em compaixão, pacificação, valorização, respeito e lucidez. A cultura de paz, em todos os níveis e em todos os lugares. Nos opomos a posturas autoritárias, sectárias, armamentistas e violentas nas disputas políticas e no convívio social. Que não seja uma paz de conivência silenciadora, mas a paz que nos permite falar e ouvir com abertura e interesse. Nos opomos a visões e não a pessoas; não temos inimigos", diz um trecho.

Clique aqui para ler a carta na íntegra.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas