Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Enfermeiros brasileiros são os que mais morrem com Covid-19 no mundo

Conselho Federal de Enfermagem e Conselho Internacional de Enfermeiros falam que números estão acima de outros países com alta taxa de transmissão

O Brasil é o país com mais mortes de enfermeiros e profissionais de saúde devido à pandemia por Covid-19, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN, sigla em inglês).

De acordo com o Cofen, são 157 mortes de profissionais de enfermagem, sendo que, nesta quarta-feira (27), já foram confirmadas mais vítimas que ainda serão contabilizadas até o final do dia. O ICN informa que o país tem um número de mortes entre enfermeiros maior que o dos Estados Unidos, com 146 óbitos, e que o do Reino Unido, com 77.

Leia também

O conselho brasileiro também diz que a tendência, com base nos dados nacionais, ainda é de crescimento no número de mortes na área.

"Não é possível prever [a estimativa total], neste momento, pois a disseminação do vírus entre os profissionais de saúde depende, principalmente, da disseminação na população em geral. Além disso, fatores como afastamento ou não de profissionais integrantes de grupos de risco, adequação do fornecimento de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e correta observação dos protocolos de prevenção podem influenciar nos óbitos entre os profissionais de Saúde", disse a entidade.

Números do Cofen no Brasil:

  • 157 óbitos de profissionais - enfermeiros, técnicos e auxiliares
  • Mais de 17 mil casos confirmados
  • 5,5 mil confirmados

A informação foi repercutida pelo jornal "The Guardian" e pela agência de notícias "Bloomberg". Na sexta-feira (22), a Organização Mundial da Saúde declarou que a América do Sul é o novo epicentro da doença no mundo.

"De certa forma, a América do Sul se tornou um novo epicentro para a doença, vimos muitos países sul-americanos com aumento do número de casos, e claramente há preocupação em muitos desses países, mas certamente o mais afetado é o Brasil neste momento", declarou o diretor do programa de emergências da OMS, Michael Ryan.

Coronavírus no Brasil

Levantamento do G1 junto às secretarias estaduais de saúde nesta quarta-feira mostra que foram registradas 24.746 mortes provocadas pela Covid-19 e 396.166 casos confirmados da doença em todo o país.

O balanço do Ministério da Saúde desta terça-feira (26) informa 24.512 mortos e 391.222 casos. O Brasil é o segundo país no mundo com o maior número de casos confirmados da doença, atrás dos Estados Unidos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X