Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Em último dia no Brasil, Macron faz visita ao DF

Na quinta-feira (28/3), o presidente francês passará o dia em Brasília, com agenda focada nos Três Poderes brasileiros

Lula e Macron se encontram em Brasília
Lula e Macron se encontram em Brasília | Foto: Presidência/Ricardo Stuckert

O presidente da França, Emmanuel Macron, encerrará sua passagem pelo Brasil nesta quinta-feira (28/3). Macron terá uma série de reuniões, que começam de manhã no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por volta das 11h30, o presidente francês será recebido no Planalto com honrarias e, em seguida, entrará em uma reunião bilateral com o chefe do Executivo brasileiro.

Leia também

Às 13h, os presidentes assinaram acordos entre os dois países e partem para uma coletiva de imprensa.

Após os compromissos no Planalto, Lula e Macron irão para um almoço no Palácio Itamaraty, com autoridades dos Três Poderes brasileiros.

De tarde, o francês terá uma reunião com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no Senado. Não haverá visita oficial ao Supremo Tribunal Federal (STF), já que a instituição estará fechada por conta da emenda do feriado de Páscoa.

Acordos

No primeiro dia de visita de Macron ao Brasil, na terça-feira (26/3), os presidentes fizeram uma reunião bilateral para discutir ações relacionadas à pauta verde. Durante o encontro, os chefes de Estado assinaram dois documentos na área ambiental: um plano de ação sobre bioeconomia e proteção das florestas tropicais e o “Chamado Brasil-França à ambição climática de Paris a Belém e além”.

Um dos acordos prevê o investimento de 1 bilhão de euros — equivalente a R$ 5,4 bi — para incentivar a bioeconomia na Amazônia brasileira e da Guiana Francesa nos próximos quatro anos. A parceria envolve a Agência Francesa de Desenvolvimento e bancos públicos brasileiros, como o Banco da Amazônia e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o Itamaraty, há cerca de 30 atos bilaterais em negociação. Desses, é estimado que até 15 podem ser adotados durante a passagem de Macron no Brasil. Entre os temas, estão acordos nas áreas de saúde, energia, gestão pública e cultura.

Lula e Macron também devem discutir questões relacionadas à presidência do Brasil no G20, a reforma das instituições de governança global, como o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), e os conflitos em curso na Faixa de Gaza e na Ucrânia.

Em visita a Alemanha no fim de 2023, Lula falou das reformas na ONU: “É preciso mais gente. […] Ser do Conselho de Segurança não é um privilégio de apenas cinco países. A geopolítica de 1945 não é a geopolítica de 2023. Muita coisa mudou no mundo, só não mudou a irracionalidade dos irracionais”.

As críticas do presidente brasileiro à instituição têm sido frequentes, especialmente pela demora em aprovar um cessar-fogo e medidas humanitárias na guerra entre Israel e Hamas, grupo da Palestina.

Entre as pautas, o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deverá ser discutido, mas não há expectativa para uma conclusão tão cedo. Isso porque a França tratará do assunto apenas ao fim das votações para o Parlamento Europeu, em junho deste ano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas