Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Em discurso nos EUA, Guedes fala que Brasil vive “maior redução da pobreza”

O ministro da Economia afirmou que, em 2020, com o pagamento do auxílio emergencial, os brasileiros foram impactados positivamente

Na contramão do que indica a realidade brasileira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (13/10) que o auxílio emergencial proporcionou a maior redução da pobreza já vista nos últimos 40 anos.

Ele atribuiu essa vitória ao pagamento do benefício – cerca de R$ 300 bilhões em 2020 – para ajudar os mais vulneráveis. O auxílio foi retomado em abril deste ano, com valores menores.

Leia também

“O Brasil gastou duas vezes mais que a média dos países emergentes em assistência social. Foi o maior impacto na pobreza que já tivemos”, afirmou Guedes durante evento do Atlantic Council, em Washington (EUA).

Guedes disse ainda que o pagamento do auxílio acabou alimentando a aceleração da inflação, principalmente em itens alimentícios e de habitação. Mas ele ressaltou que o Brasil aprovou a autonomia do Banco Central e que o fenômeno inflacionário tem sido observado em todo o mundo.

Aprovação de reformas

No evento, Guedes, pediu que empresários estrangeiros tragam suas empresas ao Brasil no cenário pós-pandemia. O economista ainda citou o desejo de aprovar, ainda em 2021, a reforma tributária — que baixaria tributos corporativos.

“Minha palavra é: acreditem no Brasil. Especialmente nesse momento de decisão, pós-pandemia, quando muitas companhias estão mudando sua localização, saindo da China, indo para América do Sul. Pensem no Brasil, estamos reduzindo taxas corporativas, barreiras ao comércio, abrindo a economia, simplificando o processo de abertura de empresas no Brasil”, declarou.

A reforma tributária, citada por Guedes, propõe reduzir a tributação sobre as empresas e, ao mesmo tempo, retomar a taxação de lucros e dividendos distribuídos a pessoas físicas.

Além dela, o ministro da Economia disse acreditar que também serão aprovadas, até dezembro, a reforma administrativa e as privatizações dos Correios e da Eletrobras.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas