Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Disjuntor em Xingu não funcionou de forma adequada, diz ONS

Problema que levou a apagão de quase 3 horas em 5 estados do Norte e em todo Nordeste começou na subestação de Xingu, da rede Belo Monte, informou ONS

Em entrevista coletiva na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Centro do Rio, o diretor do órgão, Luiz Eduardo Barata Ferreira, informou que o motivo do apagão, que atingiu vários regiões do Brasil nesta quarta-feira (21) aconteceu depois que um disjuntor na subestação de Xingu, que pertence a rede Belo Monte, apresentou problemas.

"Tivemos às 15h48 um evento, ainda sob análise, na subestação do Xingu, no estado do Pará, que provocou a interrupção, perda total do sistema de transmissão de corrente continua, responsável pelo escoamento de praticamente toda a geração da rede Belo Monte para a Região Sudeste e Centro Oeste", disse

Leia também

Ele também explicou como aconteceram os cortes de energia nas várias regiões do país. "A partir dessa interrupção, nós tivemos a separação dos sistemas Norte e Nordeste dos sistemas das regiões Sul e Sudeste, o que provocou um excesso de geração na Região Norte o levou à desconexão dos sistemas das regiões Norte e Nordeste. O Brasil tem todo o país interligado, a exceção do estado de Roraima ... Neste evento, o que ocorreu foi uma separação dos sistemas Norte e Nordeste e Sul e Sudeste".

A demora no reestabelecimento de energia se deve aos cuidados necessários para que não haja novos problemas, segundo o ONS. "As usinas foram afetadas e também desligaram nas regiões Norte e Nordeste e esse processo de recomposição se torna, às vezes, mais demorado pela cautela que se tem que ter ao fazer essa recomposição sob pena de, ao recompor, voltar a derrubar o sistema", explicou.

Retorno da energia

O ONS garantiu que o fornecimento de energia elétrica de praticamente toda a região Norte havia sido restabelecido por volta das 19h.

Segundo o operador, também neste horário, as capitais da região Nordeste continuavam em processo de normalização, com 60% da energia reestabelecida.

  • Fortaleza, no Ceará (CE) - 80% do sistema normalizado
  • Teresina, no Piauí (PI) - 50%
  • Recife, em Pernambuco (PE) - 50%
  • Salvador, na Bahia (BA) - 30%
  • Aracaju, em Sergipe (SE) - 25%
  • Natal, no Rio Grande do Norte (RN) - 20%
  • João Pessoa, na Paraíba (PB) - 20%

No total, 30 circuitos das regiões Norte e Nordeste foram afetados e desligados e todos os estados de ambas as regiões foram prejudicados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas