Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Dias Toffoli é eleito presidente da Primeira Turma do STF

Toffoli substituirá Rosa Weber, que presidiu colegiado por um ano

O ministro Dias Toffoli foi eleito nesta terça-feira (1º) o próximo presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e deve passar a presidir o colegiado durante o ano que vem. Toffoli substituirá a ministra Rosa Weber, que conduziu os trabalhos por um ano.

As trocas de presidente nas Turmas seguem o regimento interno do STF, segundo o qual assume o membro mais antigo que ainda não tenha desempenhado a função.

Leia também

"A mim é uma honra voltar a presidir essa Primeira Turma, ainda tendo na sua composição o ministro Marco Aurélio, com quem muito aprendi e aprendo. Espero poder corresponder à confiança dos eminentes colegas e poder conseguir manter esse padrão de atividade, de atuação", afirmou Toffoli.

O STF tem duas turmas, cada uma formada por cinco diferentes ministros - apenas o presidente do Supremo não integra esses colegiados durante o mandato. As turmas julgam recursos e habeas corpus, e cabe ao presidente definir as datas de julgamento e conduzir as sessões.

Além de Toffoli, a Primeira Turma é composta pelos ministros Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber.

Já a Segunda Turma é presidida por Gilmar Mendes e composta, também, por Cármen Lúcia, Nunes Marques, Ricardo Lewandowski e Edson Fachin.

Problema técnico

Durante as sessões desta terça, um problema técnico interrompeu a transmissão das duas Turmas por videoconferência por mais de uma vez. Apenas a Primeira Turma conseguiu finalizar a pauta prevista.

O STF informou que "se trata de um problema técnico de uma das operadoras que fornece o serviço de internet para o STF", e negou que os sistemas tenham sido alvos de qualquer tipo de ataque.

A Segunda Turma chegou a iniciar a sessão, pouco depois das 14h. Mas, por três vezes, houve problemas na transmissão, que acabaram interrompendo os trabalhos.

Os ministros não chegaram a concluir o julgamento de processos. As falhas começaram quando o ministro Gilmar Mendes, presidente da turma, apresentava seu voto em um pedido de arquivamento de um dos inquéritos contra o ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE).

O ex-parlamentar quer encerrar uma investigação aberta em abril de 2017, no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-senador foi acusado de receber R$ 2,1 milhões de propina da construtora Odebrecht para facilitar a aprovação de medidas provisórias favoráveis aos interesses da companhia e posterior conversão em leis.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas