Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Departamento Penitenciário Nacional planeja comprar granadas, munições e spray

Pedido foi feito pelos órgãos de administração penitenciária dos estados, diz Depen.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informou, nesta sexta-feira (29), que planeja comprar granadas, munições não letais e spray de pimenta para evitar "motins e rebeliões" em presídios de todo o país, durante a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o Depen, a compra dos "armamentos de menor potencial ofensivo tem o objetivo de atender a pedidos dos secretários de Justiça e Administração Penitenciária dos Estados e do Distrito Federal" (leia nota ao final da reportagem).

Leia também

"Diante das medidas adotadas por conta da pandemia do coronavírus, a aquisição auxiliará nas ações de prevenção e contenção ."

Ao G1, o secretário de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal Adval Cardoso de Matos, confirmou que os presídios da capital estão em alerta. O aumento dos casos de coronavírus no sistema penitenciário aumentou a tensão nas cadeias.

"Estamos com visitas suspensas, é um momento em que o pior pode acontecer, como rebeliões e fugas. A segurança tem que estar preparada para, quando acontecer, agir de imediato."

Segundo o Depen, "os armamentos não letais são certificados pelo Exército Brasileiro e possuem aplicação adequada ao ambiente prisional e visam o reforço da segurança dentro dos presídios estaduais".

O departamento explicou à reportagem que após a compra ser concluída, os equipamentos serão distribuídos com base na demanda de cada estado. De acordo com o órgão, o número de presídios e a população carcerária serão levados em conta.

"Um dos objetivos é preservar a segurança da pessoa privada de liberdade."

Presídios em alerta

Segundo o secretário do DF, materiais como granadas, munições não letais e spray de pimenta são importantes no trabalho com os detentos. "É importante ter em nosso estoque", afirma Adval Cardoso.

"Quando acontece uma briga, por exemplo, usamos esses armamentos."

O presidente do Sindicato dos Policiais Penais do DF (Sindpen-DF) Paulo Rogério, disse ao G1 que a categoria apoia a compra dos armamentos não letais. "Essa compra é indispensável para o controle dentro dos presídios, para manter a ordem", afirmou.

Famílias preocupadas

O Conselho da Comunidade da Execução Penal - que acompanha o funcionamento dos presídios - diz que a pandemia do novo coronavírus é um problema a mais a ser enfrentado pelo sistema. De acordo com o presidente do conselho João Antônio Rodrigues, as famílias dos presos estão preocupadas com a cominação dentro dos presídios do DF.

"Qualquer família fica preocupada com a situação, principalmente pela falta de contato direto com o custodiado."

Até o início da tarde desta sexta-feira (29), 693 presos haviam sido infectados no Distrito Federal. Um preso e um policial penal morreram vítimas da Covid-19.

O que diz o Depen?

"A compra de instrumentos de menor potencial ofensivo visa atender às solicitações dos Secretários de Justiça e Administração Penitenciária dos Estados e Distrito Federal.

Os armamentos não letais, são certificados pelo Exército Brasileiro e possuem aplicação adequada ao ambiente prisional, visam o reforço da segurança intramuros dos presídios estaduais. Diante das medidas adotadas por conta da pandemia do coronavírus, a aquisição auxiliará nas ações de prevenção e contenção de eventuais motins e rebeliões nas unidades penais de todo o país.

Após a conclusão da compra, os equipamentos serão distribuídos com base na demanda de cada estado, número de estabelecimentos penais e população carcerária. Um dos objetivos é preservar a segurança da pessoa privada de liberdade."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas