A pesquisa Datafolha à prefeitura da capital mostra que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) venceria o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) no segundo turno por 55% a 33%. O levantamento foi publicado nesta quinta-feira (10/10).
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com o levantamento, a quantidade de indecisos é de 2%. Outros 10% votariam branco ou anulariam o voto, caso a eleição fosse hoje.
Leia também
Na pesquisa espontânea, na qual os entrevistados não recebem informações sobre os candidatos, 41% disseram que votariam em Nunes e 29% afirmaram que votariam em Boulos. Ainda segundo a pesquisa, 10% disseram que votariam em branco ou nulo e 12% não souberam responder.
Os eleitores foram questionados se votavam nos respectivos candidatos por serem os nomes ideais ou se por falta de opção. Para 59% dos eleitores, a escolha se deu por não haver candidato melhor, enquanto 40% disseram que votarão no candidato ideal.
Ainda de acordo com a pesquisa, 85% dos eleitores se disseram totalmente decididos sobre seus votos, enquanto 15% afirmaram que ainda podem mudar de ideia.
O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores, presencialmente, entre os dias 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-04306/2024.
Transferência de votos
O Datafolha também questionou aos eleitores de outros candidatos no primeiro turno sobre suas escolhas para o segundo turno. A maior migração de votos é observada entre os eleitores de Pablo Marçal (PRTB) para Nunes, com 84% dos que votaram no influenciador afirmando que votarão no prefeito. Apenas 4% disseram que votarão no psolista.
Já entre os eleitores de Tabata Amaral (PSB), que são visados por Boulos neste segundo turno, 50% disseram que votarão no psolista, enquanto 35% sinalizaram voto em Nunes.
Rejeição
Boulos aparece como o candidato mais rejeitado no Datafolha, com 58% afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Já Nunes é rejeitado por 37%.
Apesar dos acenos de Boulos ao eleitorado de Marçal, com o psolista afirmando que irá incorporar algumas das propostas do influenciador em eventual gestão sua, 92% dos eleitores do candidato do PRTB afirmaram que jamais votariam em Boulos.
Entre os eleitores de Tabata, Boulos é rejeitado por 32% e Nunes, por 55%.