Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Cúpula do Brics terá 10 mil militares nas ruas de Brasília

Força Nacional, PM e Exército farão segurança; grades já isolam acesso aos ministérios; trânsito será bloqueado na madrugada desta quarta (13)

A operação de segurança durante a XI Cúpula do Brics, em Brasília, vai contar com 10 mil militares, segundo informações do Comando Militar do Planalto, divulgadas nesta terça-feira (12). O evento que reúne chefes de governo do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ocorre nesta quarta (13) e quinta-feira (14).

Entre o efetivo empregado nas ruas, 3,6 mil são soldados do Exército Brasileiro. Além deles, a Polícia Militar do Distrito Federal e agentes da Força Nacional, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, vão atuar no esquema.

Leia também

Como parte da estratégia, o governo federal instalou grades de isolamento ao longo da Esplanada dos Ministérios. O gramado em frente ao Congresso Nacional, assim como a Praça dos Três Poderes, também estão cercados. A vias serão bloqueadas a partir da madrugada desta quarta-feira (13).

Na véspera do evento, já é possível perceber a movimentação dos agentes na recepção das comitivas internacionais que desembarcam na capital. A área de hotéis do Lago Norte, por exemplo, está com policiamento ostensivo desde a manhã desta terça.

Reforço na terra e no ar

Pela manhã, o Exército reuniu soldados e veículos que fazem parte da operação. No quartel dos Dragões da Independência, em Brasília, a corporação exibiu veículos que serão usados, como a Marruá e o 5 Ton Atego - voltados para o transporte e circulação de militares.

A operação de segurança prevê ainda áreas de restrições a partir da Praça dos Três Poderes a um raio de até 7,4 km - considerada "área vermelha". Segundo o esquema, as aeronaves estão proibidas de sobrevoar a região.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas