Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Covid-19: nota técnica da Sesau autoriza dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos em AL

Imunização dessa faixa etária com a vacina da Pfizer é uma orientação do Ministério da Saúde (MS)

Nesta terça-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu uma nota técnica de consentimento para os 102 municípios alagoanos, autorizando a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos. A vacinação dessa faixa etária é uma orientação do Ministério da Saúde (MS).

O órgão nacional autorizou que os Estados comecem a nova etapa da vacinação contra o novo coronavírus. Essa dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, já que estudos apontam que esta dose dever ser administrada de preferência com a vacina Pfizer, independente da dose que foi aplicada anteriormente. Segundo a Nota, caso ocorra a indisponibilidade da vacina da Pfizer, também poderá ser aplicada a CoronaVac.

Artigos Relacionados

No caso de adolescentes que possuem o sistema imunológico enfraquecido, a indicação é que seja aplicado apenas o imunizante da Pfizer. A recomendação também é válida para grávidas e puérperas que devem ser imunizadas com a Pfizer. Quando não houver mais estoque, poderá ser utilizada a vacina CoronaVac.

De acordo com o Ministério da Saúde, essa mudança de estratégia de vacinação ocorre devido à diminuição da efetividade das vacinas com o passar do tempo. "A importância da vacinação completa é enfatizada na Nota Técnica, uma vez que existe uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo. Por isso, deve-se utilizar os imunizantes disponíveis no país para garantir doses de reforço para todos os indivíduos elegíveis", esclareceu o documento.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas