Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Congresso do Peru abre novo processo de impeachment contra Martín Vizcarra

Desta vez, presidente peruano é acusado de receber subornos em obras de região quando ele era governador.

O Congresso do Peru aprovou nesta segunda-feira (2) a admissibilidade de um novo processo de impeachment contra o presidente Martín Vizcarra, o segundo em menos de dois meses (leia mais sobre o primeiro processo mais adiante).

Desta vez, o presidente é acusado de receber subornos de 2,3 milhões de soles (cerca de R$ 4 milhões) por obras em Moquegua, região na qual Vizcarra foi governador entre 2011 e 2014.

Leia também

A admissibilidade da moção de vacância foi aprovada por 60 votos a favor a 40 contra e 18 abstenções. O debate e a votação do pedido de impeachment devem ocorrer na próxima segunda-feira (9), decidiu o Parlamento.

Vizcarra nega as acusações e diz que o novo pedido de impeachment é uma tentativa de desestabilizar o país a sete meses do fim de seu mandato.

"Não há uma prova das acusações, e outra vez tentam desestabilizar, mas não o governo. Um processo de vacância desestabiliza o país", disse Vizcarra.

Primeiro processo de impeachment

Em 18 de setembro, Vizcarra sobreviveu à votação de impeachment no Congresso por 78 votos contra a destituição, 32 a favor e 15 abstenções.

O presidente sofreu esse primeiro processo depois do vazamento de áudios que, segundo parlamentares, mostram o presidente tentando minimizar a sua relação com o cantor Richard Cisneros, investigado por conta de contratos irregulares com o governo.

Nos áudios, Vizcarra conversa com duas assessoras sobre as idas de Cisneros ao palácio presidencial e pede para que mintam em um inquérito parlamentar.

A absolvição era esperada, segundo analistas políticos ouvidos pela imprensa peruana. A oposição avaliava que o momento ? de crise gerada pela pandemia do coronavírus ? não favorecia uma discussão sobre impeachment a apenas um ano das próximas eleições presidenciais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas