Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Confira funcionamento do Hemoal no feriado de São João

Dentre os requisitos, a pessoa deve ter boa condição de saúde, idade mínima de 16 anos e peso igual ou superior a 50 quilos

O Hemocentro de Alagoas terá funcionamento em horário especial nesta sexta-feira (24), dia de São João, na unidade de Arapiraca, Agreste de Alagoas. Por lá, o local não receberá voluntários, mas atuarão em regime de plantão para liberar hemocomponentes aos hospitais e maternidades.

Já a unidade de Maceió, localizada no Trapiche, o atendimento ocorrerá das 7h30 às 17h, como já ocorre normalmente. Em Arapiraca, a coleta de sangue será das 7h30 às 12h e das 13h às 16h, conforme agenda divulgada pela Gerência da Hemorrede Pública de Alagoas.

Leia também

Quem pode doar

Para doar, a pessoa deve ter boa condição de saúde, ter, no mínimo, 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto na hora da coleta. O uso de máscara também é uma das recomendação ao comparecer aos Postos de Coleta.

O voluntário fica proibido de doar sangue permanentemente se tiver contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. No caso do candidato que colocou um piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, apenas após um ano será possível voltar a doar sangue. Para o doador habitual, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há três meses, no caso das mulheres e, quanto aos homens, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de dois meses.

Em relação as vacinas contra a Covid-19, o voluntário deve aguardar um intervalo de 48 horas, se a vacina recebida foi a CoronaVac. Quanto aos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias. No caso da vacina contra a contra a Influenza, também é necessário esperar um intervalo de dois dias.

Em caso de contaminação pelo novo coronavírus, há o impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. E se o voluntário à doação de sangue tiver tido contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, ele está liberado para realizar a doação de sangue.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas